Você já está sabendo que a MTV resolveu lançar o canal MTV Classic para substituir o VH1 Classic e nele estarão pérolas do canal como Beavis And Butt-Head, Daria, clipes e, é claro, os Acústicos MTV.

Como a gente publicou por aqui, só no primeiro dia de programação a nova emissora transmitiu nove programas do Unplugged, entre nomes como Nirvana, Alice In Chains, Bob Dylan e R.E.M., e para celebrar o fato, a Billboard resolveu listar os 5 Acústicos mais bem-sucedidos da história.

Para tanto, levou em conta o número de discos vendidos nos Estados Unidos em cada um dos especiais, e você pode ver a ordem logo abaixo.

510,000 Maniacs (1993) – 2.3 milhões de cópias

10,000 Maniacs - MTV Unplugged

Aproveitando o embalo do mega hit “Because The Night”, uma cover de Bruce Springsteen e Patti Smith, a banda 10,000 Maniacs gravou um Acústico MTV e vendeu 2.3 milhões de cópias do disco.

https://www.youtube.com/watch?v=ci271jE82ss

4Mariah Carey (1992) – 2.7 milhões de cópias

Mariah Carey - MTV Unplugged

O Acústico Mtv costumava ser lugar para bandas de rock ou, no máximo pop/rock, mas a cantora pop Mariah Carey mostrou que ele também se adequava ao estilo e com apenas sete canções ela conquistou o mundo.

Cinco das faixas já estavam entre os cinco maiores hits da Billboard e uma delas entrou depois do lançamento com a cover de “I’ll Be There”, do The Jackson 5.

 

3Rod Stewart (1993) – 3.4 milhões de cópias

Rod Stewart - Unplugged... and seated

Rod Stewart mandou ver em um set com 17 faixas incluindo “Tonight’s The Night” e “Maggie May”, que já haviam lhe garantido o topo da Billboard com suas versões de estúdio.

Apesar do nome “composto”, Unplugged… and seated faz parte da série de Acústicos da MTV.

 


 

 

2Nirvana (1994) – 5.1 milhões de cópias

Não é preciso dizer que o Acústico MTV do Nirvana é um dos registros mais importantes da história do rock and roll.

O álbum captura os últimos momentos do saudoso Kurt Cobain e traz interpretações marcantes e um set que se afastou dos hits para nos brindar com belíssimas covers e canções inesperadas.

Com 5.1 milhões de cópias comercializadas nos EUA, ele é o segundo Acústico mais bem-sucedido de todos os tempos.

 

1Eric Clapton (1992) – 7.7 milhões de cópias

Eric Clapton - Unplugged

O MTV Unplugged de Eric Clapton é histórico por inúmeros motivos.

No álbum aparece uma versão nova de “Layla” além da emocionante “Tears In Heaven”, escrita após a morte de Conor, filho do músico que tinha apenas 4 anos de idade. O som chegou ao segundo lugar na parada da Billboard e ganhou três prêmios Grammy.

Quem chegou ao topo das paradas e ficou por lá durante três semanas foi o disco em si, que ainda ganhou dois prêmios Grammy sendo um deles o mais importante da premiação, com o título de Álbum do Ano.

Além de Clapton, apenas Tony Bennett conseguiu o título de Disco do Ano com um Acústico MTV.