10 músicas que são mais famosas em suas versões acústicas
Reprodução/YouTube

Muitas pessoas são apresentadas ou consomem, na maioria das vezes, músicas em suas versões de estúdio. Porém, algumas canções acabam conquistando os amantes de música através de suas versões acústicas.

As versões mais intimistas costumam destacar ainda mais o potencial dos vocalistas e conseguem exprimir de uma forma mais intensa os sentimentos que acompanham uma determinada canção, tornando-se assim performances memoráveis.

Como você pode conferir na nossa lista a seguir, ao longo da história da música, isso aconteceu com obras dos mais diversos gêneros, tanto de grandes bandas e artistas nacionais como internacionais, incluindo trabalhos de Cássia Eller, Rita Lee, Titãs, Nirvana, Eric Clapton e muitos outros.

Veja a seguir 10 músicas que ficaram mais famosas em suas versões acústicas e compare o número de reproduções da faixa de estúdio com sua versão acústica no Spotify!

10 músicas que são mais famosas em suas versões acústicas

Cássia Eller – “Malandragem”

Uma das músicas mais marcantes do legado da genial e saudosa Cássia Eller foi “Malandragem”. A faixa inédita de Cazuza integrou o terceiro disco de estúdio da cantora carioca, autointitulado Cássia Eller, lançado em 1994.

Porém, sete anos depois, a canção ganhou uma nova roupagem na gravação do Acústico MTV, que foi disponibilizado em 2001 e marcou o último disco da artista, que nos deixou no final daquele ano.

Enquanto a versão original tem 47 milhões de plays no Spotify, a versão acústica tem 59 milhões.

Capital Inicial – “Primeiros Erros”

Outro grande sucesso nacional que ganhou ainda mais destaque após sua interpretação no Acústico MTV foi o hit “Primeiros Erros (Chove)”.

Apesar da música ter sido lançada originalmente em 1985 no primeiro disco homônimo de Kiko Zambianchi, ela foi regravada pelo grupo de Dinho Ouro Preto com a participação de Kiko em uma versão acústica lançada em 2000, que fez com que a faixa se aproximasse da nova geração.

Para efeitos de comparação, a versão original lançada por Kiko Zambianchi tem 11 milhões de reproduções, enquanto a acústica tem 92 milhões.

Rita Lee – “Ovelha Negra”

Relembrando a icônica e saudosa Rita Lee, também podemos incluir na lista o clássico “Ovelha Negra”, música lançada originalmente pela artista no disco Fruto Proibido, ao lado da banda Tutti Frutti, em 1975.

Apesar da música ter ficado bastante conhecida entre os roqueiros por conta do seu elogiado solo de guitarra, composto e interpretado por Luis Carlini, a versão acústica lançada em 1998, também no lendário projeto da MTV, se tornou um verdadeiro sucesso entre os fãs da cantora.

A canção original tem 10 milhões de plays no Spotify e sua versão acústica já acumulou 28 milhões.

Titãs – “Os Cegos do Castelo”

No caso de “Os Cegos do Castelo”, a versão acústica foi lançada primeiro do que a versão gravada em estúdio, já que o incrível Nando Reis escreveu a forte música para integrar o disco Acústico MTV da banda da qual fazia parte.

Alguns anos depois, o artista que reflete na letra sobre sua relação destrutiva com as drogas e a cocaína gravou a canção em estúdio.

Atualmente,a versão de Nando tem 6 milhões de reproduções no Spotify. Já sua versão acústica acumula 43 milhões de plays na plataforma!

Legião Urbana – “Índios”

Ainda falando sobre as interpretações nacionais, uma belíssima versão acústica que também se destacou foi da música “Índios”, da Legião Urbana. A faixa foi lançada originalmente no segundo disco de estúdio da banda, Dois, em 1986, e é marcada por sintetizadores.

Cerca de 13 anos depois, Renato Russo e seus companheiros incluíram a faixa que reflete sobre o extermínio dos povos originários e a exploração de suas terras no Brasil no projeto acústico da MTV.

Enquanto a canção original acumula 22 milhões de plays no Spotify, sua versão acústica tem 32 milhões.

Kid Abelha – “Como Eu Quero”

Encerrando os exemplos nacionais da nossa lista, também incluímos o sucesso “Como Eu Quero” do Kid Abelha. A faixa original foi lançada em 1984 no disco de estreia da banda, Seu Espião.

Apesar de sua versão de estúdio já ser super envolvente, a voz de Paula Toller na performance da faixa romântica durante o Acústico MTV, lançado em 2002, ganhou ainda mais destaque e chamou mais atenção dos fãs da banda.

Prova disso é que a versão acústica já atingiu 73 milhões reproduções no Spotify enquanto a versão original tem “apenas” 18 milhões.

Nirvana – “The Man Who Sold The World”

Entre os exemplos internacionais de versões acústicas que ficaram mais famosas que as originais não podemos deixar de citar a aclamada interpretação do Nirvana de “The Man Who Sold The World”.

A canção foi lançada originalmente em 1970 pelo astro David Bowie em seu terceiro álbum de estúdio, que levou o mesmo nome da poderosa música.

Em 1993, Kurt Cobain e seus companheiros incluíram a faixa no repertório do álbum MTV Unplugged in New York, mais conhecido simplesmente como Acústico MTV do Nirvana.

Os números refletem até hoje o sucesso da versão acústica, com seu número de plays no Spotify chegando a 406 milhões, enquanto a versão de Bowie tem 100 milhões.

Alice in Chains – “Down in a Hole”

Desde que o Alice in Chains lançou “Down in a Hole” em seu segundo disco de estúdio, Dirt, em 1992, a música chamou atenção por conta de sua melodia marcante. Mas para a surpresa de muitos, a canção ainda podia se tornar ainda mais especial.

Isso aconteceu com a interpretação impecável da música durante a gravação do MTV Unplugged, em que a versão acústica acabou se tornando uma das preferidas entre os admiradores do Alice in Chains.

Mesmo com as duas versões acumulando quase a mesma quantidade de reproduções no Spotify, é difícil discutir que essa pegada acústica não casou bem demais com a música!

Eric Clapton – “Tears in Heaven”

Outra música que merece destaque é a versão acústica da emocionante “Tears in Heaven” de Eric Clapton. Depois da faixa ter aparecido na trilha sonora do filme Rush (1991), o músico fez uma performance emocionante da canção durante a gravação do MTV Unplugged.

Além de toda a carga emocional que essa canção já carrega, por ter sido inspirada pelo luto, já que foi uma homenagem de Clapton ao filho Conor, que faleceu tragicamente em 1991, sua execução ao vivo em 1992 a tornou ainda mais delicada e especial.

Assim, a versão acústica atingiu 288 milhões de reproduções, enquanto a original tem 166 milhões.

Bon Jovi – “Wanted Dead or Alive”

Por último mas não menos importante, uma versão acústica pra lá de especial é a de “Wanted Dead or Alive” do Bon Jovi. Apesar de boa parte da faixa original lembrar uma canção acústica com sua pegada country, seu final é marcado por solos de guitarra e bateria mostrando o verdadeiro estilo Bon Jovi de ser.

A história aponta que as performances acústicas de “Livin’ on a Prayer” e “Wanted Dead or Alive”, gravadas por Jon Bon Jovi e seu guitarrista Richie Sambora no MTV Video Music Awards de 1989, foram uma forte inspiração para a criação do lendário formato Acústico MTV, que rendeu uma série de gravações ao vivo de grandes nomes da música.

Apesar disso, a versão acústica de “Wanted Dead or Alive” não está disponível no Spotify, mas continua sendo um dos grandes sucessos do Bon Jovi e até hoje é interpretada em sua versão mais intimista pelo cantor.

Compre os discos desses artistas em vinil:

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!