Após quase dez anos de atividade, a plataforma de mídia digital Zune foi oficialmente descontinuada pela Microsoft neste mês.

Lançada em 2006, a marca oferecia uma linha de aparelhos portáteis de mídia, um serviço de assinatura de músicas chamado “Zune Music Pass”, e fácil sincronização com outros dispositivos da empresa, como o Xbox e o Windows Phone.

A seção de players chegou a ter, entre 2006 e 2007, uma fatia de 10% do mercado de aparelhos portáteis de mídia (atrás dos 63% do dominante iPod) nos Estados Unidos. Em 2008, a Microsoft anunciou que havia vendido 2 milhões de Zunes – e as boas notícias pararam por aí.

Os anos seguintes trouxeram apenas quedas nas vendas e prejuízo para a companhia, devido ao aperfeiçoamento e variação de modelos do iPod e à decisão da Microsoft de não atualizar seu próprio player durante boa parte do ano de 2008. No ano seguinte, a fatia de mercado do Zune era de apenas 2%.

Os aparelhos já haviam parado de ser comercializados em 2011, mas o serviço de streaming e download de músicas seguiu disponível para os dispositivos já em circulação e para marcas relacionadas como o Xbox.

Os assinantes remanescentes do Zune Music Pass serão transferidos ao novo Groove Music Pass.

https://www.youtube.com/watch?v=kg2jxGOwEMc

Fonte: Billboard

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!