Netflix
Foto via Flickr

O fim de uma era para a Netflix também pode representar a falência de um setor do entretenimento. Nesta semana, a gigante do streaming anunciou que irá encerrar o seu serviço de aluguel de DVDs por correio.

Se você não sabia, a Netflix foi fundada em 1997 com a ideia de substituir as locadoras. Ainda hoje, a empresa entrega filmes e séries em icônicos envelopes vermelhos, e o cliente os envia de volta depois de assisti-los.

Na época, isso fez com que a Blockbuster enfrentasse suas primeiras dificuldades financeiras reais. A rede de locadoras decretou falência em 2011.

Só que isso vai acabar no dia 29 de setembro de 2023, conforme comunicado publicado no site oficial. No texto, a Netflix mencionou a constante queda de faturamento do mercado de DVDs:

Após uma incrível jornada de 25 anos, tomamos a difícil decisão de encerrar [a entrega de DVDs] no fim de setembro. Nosso objetivo sempre foi oferecer o melhor serviço para nossos membros, mas como o negócio de DVDs continua encolhendo, isso vai se tornar cada vez mais difícil. Fazer de 2023 o nosso último ano vai permitir manter a qualidade do serviço até o último dia, para sairmos com uma impressão positiva.

Sinal dos tempos!

Faturamento da Netflix

Conforme dados divulgados pelo The Hollywood Reporter, a divisão de DVDs da Netflix vem sofrendo uma queda consistente de faturamento desde 2019, quando a receita foi de 300 milhões de dólares.

Em 2020, o valor ficou em U$239 milhões, caindo para U$183 milhões em 2021 e U$146 milhões no ano passado. No primeiro trimestre de 2023, a receita fechou em U$32 milhões, indicando uma nova queda.

Vale lembrar que o serviço de entrega de DVDs da Netflix foi o primeiro a incorporar um modelo de assinatura e um mecanismo de recomendações com base em algoritmos, formando as bases para o streaming como conhecemos hoje.

LEIA TAMBÉM: Thunderflix: “Netflix do Metal” estreia com clássicos do Rock e mensalidade de 6,66

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!