Marilyn Manson fazendo careta na Eslovênia, 2018
Foto de Marilyn Manson via Shutterstock

Em 29 de Outubro, Marilyn Manson faria o primeiro show da turnê europeia do recente disco One Assassination Under God (2024) em Brighton, na Inglaterra, mas o cantor precisou cancelar a apresentação desde já por conta de protestos ativistas do grupo online No Stage for Abusers.

Além disso, a deputada do Partido Verde Siân Berry fez pressão para que o artista cancelasse a performance ao emitir uma carta aberta à vereadora Bella Sankey, da Câmara Municipal de Brighton e Hove na última quinta-feira (24).

Na manhã do último sábado (28), os fãs de Manson receberam uma mensagem da Ticketmaster informando que a data havia sido cancelada e que a produtora cuidaria dos reembolsos.

Segundo o The Guardian, “uma campanha contra homens abusivos que recebem uma plataforma para se apresentar” exigiu que “o Brighton Centre e o conselho municipal de Brighton e Hove, dono do local, cancelassem a apresentação”.

A deputada ainda argumentou que permitir que um artista como o roqueiro subisse ao palco mostraria aos eleitores que eles não estavam preocupados com as acusações de má conduta sexual feitas contra o artista.

Por outro lado, como Marilyn Manson foi considerado inocente das acusações contra ele, muita gente enxergou a decisão como violação da liberdade de expressão. Nesse sentido, uma pessoa disse ao jornal local The Argus (via Wikimetal):

“Isso é cultura do cancelamento, nada mais, e vai sair pela culatra quando os artistas não incluírem uma data em Brighton e Hove em suas turnês e se limitarem a Londres, que, aliás, não baniu Marilyn Manson de sua cidade.”

De que lado você fica nessa história?

Entenda por que acusações de violência doméstica contra Marilyn Maonson foram retiradas

Para relembrar os casos envolvendo o nome de Marilyn Manson, vale lembrar que Evan Rachel Wood, companheira do cantor por anos, e a também atriz Esmè Bianco são alguns dos nomes mais notáveis na extensa lista de acusadoras do artista.

Uma decisão judicial sobre as denúncias contra Manson foi proferida em Janeiro deste ano, quando a Procuradoria do Distrito de Los Angeles decidiu não apresentar acusações após uma investigação de quatro anos sobre suposta violência doméstica.

Segundo a revista People, Evan Rachel, que foi noiva do cantor e o acusou formalmente de abuso em 2021, publicou uma declaração em sua conta privada no Instagram sobre o novo rumo tomado nas investigações, como você pode saber mais aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL

Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!