
O Queens of the Stone Age está voltando à ativa e com uma novidade pra lá de interessante: seu novo filme, Alive in the Catacombs, que será exibido no Brasil muito em breve.
Gravado dentro das Catacumbas de Paris no ano passado, em meio a milhões de restos mortais, o registro ao vivo traz a versão mais intimista e sombria da banda. A ideia surgiu do frontman Josh Homme, que há mais de 20 anos visitou o lugar histórico e, desde então, vinha tentando autorização para poder realizar um show ali.
O lançamento oficial, da versão digital do registro, acontece no dia 5 de junho. Mas os fãs do QOTSA poderão assistir ao show a partir do dia 3, em sessões exclusivas em vários países, incluindo o Brasil. Por aqui, a exibição será em São Paulo, no Cineclube Cortina, no dia 4 de junho. Você já pode se cadastrar neste site para ter a chance de estar lá. Já a versão está em pré-venda por aqui.
As sessões de cinema também incluirão uma prévia de um documentário intimista sobre os bastidores, revelando os desafios emocionais e físicos que a banda enfrentou para criar Alive in the Catacombs.
O TMDQA! já assistiu ao registro e, inclusive, bateu um papo com o guitarrista Dean Fertita — fique ligado por aqui nos próximos dias!
Queens of the Stone – Alive in the Catacombs
As gravações aconteceram em julho de 2024, enquanto Josh Homme enfrentava desafios com sua saúde — o grupo inclusive precisou cancelar sua turnê inteira à época.
Por conta disso, e também dos desafios impostos pelo local histórico, a banda teve pouco tempo e poucos recursos para gravar a apresentação. Como é possível no trailer do ao vivo (assista abaixo), as canções ganharam uma roupagem mais acústica e crua, já que era impossível plugar instrumentos e levar uma bateria para as Catacumbas.
Em um comunicado de imprensa, Homme disse:
Estamos tão despidos porque aquele lugar é tão despido, o que faz a música ser tão despida, o que faz as palavras serem tão despidas… Seria ridículo tentar fazer um show pesado lá. Todas essas decisões foram tomadas por aquele espaço. O espaço dita tudo, ele está no comando. Você faz o que mandam quando está lá.
Além do lançamento em vídeo, o Queens of the Stone Age também deve compartilhar o disco deste registro nas plataformas.