Deryck Whibley, vocalista do Sum 41
Fotos de Deryck Whibley via Shutterstock

No livro de memórias Walking Disaster, lançado nesta quarta-feira (9), o cantor canadense Deryck Whibley, do Sum 41, revelou mais um caso chocante de abuso na indústria musical.

O vocalista acusou o antigo produtor da banda, Greig Nori, de abuso sexual e agressões físicas e psicológicas durante os quase 10 anos em que trabalharam juntos.

Também vocalista da banda pop punk Treble Charger, Greig só assinou a produção dos álbuns Does This Look Infected? (2002) e Chuck (2004) do Sum 41, mas foi o principal empresário do grupo desde 1996.

Ele conheceu Deryck Whibley quando o cantor tinha apenas 16 anos e foi assistir a um show do Treble Charger. Na época, Greig Nori já tinha 34 anos de idade, e ele foi o responsável por apresentar bebidas, mulheres e a vida noturna para a banda canadense.

Vocalista do Sum 41 acusa produtor de abusos

No livro, Whibley diz que quando completou 18 anos, o produtor o beijou a força no banheiro de uma festa e o pressionou para que eles mantivessem uma relação sexual.

Deryck não fez nada a respeito na ocasião, mas anos depois, quando começou a namorar a cantora Avril Lavigne, foi alertado por ela de que aquilo configurava abuso sexual.

Além disso, Greig Nori teria exigido créditos de composição das músicas do Sum 41 e explorado psicologicamente os jovens músicos, dizendo que eles não podiam confiar em mais ninguém (via Stereogum):

“Nós não podíamos falar com ninguém além dele, porque a indústria musical era ‘cheia de cobras e mentirosos’, e ele era a única pessoa em que podíamos confiar.”

Sum 41 encerrará carreira em 2025

O Sum 41 demitiu Greig Nori em 2005, e o próprio Deryck Whibley passou a produzir os álbuns da banda. Em 2018, o grupo processou o ex-empresário e conquistou de volta os direitos sobre seu catálogo.

Vale lembrar que a banda canadense lançou este ano o oitavo e último disco da carreira, Heaven :x: Hell (leia a nossa resenha aqui), e iniciou uma turnê mundial de despedida que se encerra em janeiro de 2025, no Canadá.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!