Survive Said the Prophet e mais bandas do Japão que você precisa conhecer
Foto por @__tpwbo (via Reprodução/Instagram)

Quando se fala de Rock, é bem provável que a primeira coisa que venha a sua cabeça seja uma música em inglês ou, no máximo, em português. Afinal de contas, no mercado brasileiro, bandas dos Estados Unidos e Reino Unido sempre dominaram esse gênero junto com as atrações nacionais, que apelam muitas vezes para nichos diferentes.

Em segundo plano, aparecem muitas vezes as bandas de outros países europeus: a Alemanha é sempre muito lembrada, assim como os países nórdicos. Mas e a Ásia? Hoje em dia muito associado ao Pop por conta da Coreia do Sul, o continente localizado do outro lado do mundo tem muito a oferecer e passa batido pelos ouvidos de muita gente.

Nesse sentido, o Japão tem sido há tempos um dos principais representantes do continente quando o assunto é Rock, tendo algumas das poucas bandas do gênero que furaram a bolha e chegaram a ter sucesso por aqui. Isso inclui nomes como X JapanDir en greyL’arc~en~Ciel, entre tantas outras estabelecidas há décadas.

Nova geração do Rock no Japão

A verdade é que esses nomes mais conhecidos, que muitas vezes conquistaram espaço por aqui graças às famosas aberturas e encerramentos de animes, ainda são ótimos representantes. Mas, pouco a pouco, uma nova geração de músicos vem mostrando que o Rock segue muito vivo por lá e merece sua atenção.

É claro que o idioma pode ser uma barreira, mas até pra isso tem solução: várias das melhores bandas de lá cantam em inglês, e outras optam por vocais gritados que ajudam a distrair o ouvinte da língua que está sendo falada (ou, no caso, berrada!).

Pensando nisso e na possibilidade de ampliar os horizontes dos nossos leitores, o TMDQA! separou uma lista com 10 bandas que foram formadas depois de 2010 e que vêm se destacando por lá!

LEIA TAMBÉM: 10 bandas e artistas japoneses que você deveria conhecer

BAND-MAID

Formada em 2013, a BAND-MAID veio de uma ideia genial da guitarrista e vocalista Miku Kobato. Funcionária de um maid café, atração tradicional no Japão onde mulheres se vestem de forma bem característica, ela pensou em adotar o visual nos palcos enquanto fazia um Rock de primeiríssima qualidade.

Com o tempo, se juntaram ao grupo a vocalista Saiki Atsumi, a guitarrista Kanami Tōno, a baixista Misa e a baterista Akane Hirose, e desde então já são sete álbuns lançamentos (o mais recente é Unseen World, de 2021) e diversas apresentações ao vivo que servem muito bem para rebater qualquer conversa de que elas não seriam as próprias instrumentistas.

Broken By The Scream

Outra banda formada apenas por mulheres, o Broken By The Scream pega muito da filosofia dos grupos de idols mas aplica tudo isso à sonoridade mais pesada dessa lista. Com gritos agudos e graves além de momentos melódicos, o grupo tem uma proposta super única e é daqueles que você precisa ver para crer.

Atualmente formado por Ayame YabusameIo NozukidairaKagura UriinTsubaki Nanaougi, o BBTS tem três discos cheios lançados e o mais recente deles é RISE into CHAOS.

coldrain

coldrain é uma banda tão boa que a gente deu até uma “roubadinha” pra inclui-los aqui: o grupo foi fundado em 2007 e lançou seu primeiro disco em 2009. Mas não dá pra dizer que é da velha guarda, vai?!

Dito isso, o quinteto formado por Masato (voz), Y.K.C. (guitarra), Sugi (guitarra), RxYxO (baixo) e Katsuma (bateria) é uma pedida certa para quem curte os gritos de forma moderada, quase sempre unidos a vocais extremamente melódicos que resgatam os tempos de ouro do Metalcore.

A boa notícia é que a discografia dos caras já tem sete álbuns, e eles seguem a todo vapor: o mais recente foi o ótimo Nonnegative, de 2022.

Crystal Lake

Falando em Metalcore, quem curte o formato mais tradicional do gênero precisa urgentemente conhecer o Crystal Lake. Do mesmo jeito que a banda tem problemas com vocalistas (dois já saíram), parece ter uma facilidade para encontrar algumas das melhores vozes para música pesada nos últimos tempos.

Agora sob o comando do norte-americano John Robert Centorrino, o grupo é liderado pelo guitarrista Yudai “YD” Miyamoto, único membro original remanescente, a ainda conta com Gaku Taura (bateria), Mitsuru (baixo) e Hisatsugu “TJ” Taji (guitarra) desde 2021.

Em meio a tanta instabilidade, é até assustador que o Crystal Lake tenha conseguido lançar cinco discos, além de alguns outros singles e materiais esporádicos, que reúnem alguns dos melhores riffs do Metal nos últimos anos em uma pegada totalmente única que soma o peso dos breakdows tradicionalmente ocidentais com algumas sonoridades mais comuns à cultura japonesa.

frederic

Se a lista está muito pesada pra você, vem com a gente pra dar uma respirada conhecendo o frederic. Formado em 2009, o quarteto que é liderado pelos irmãos gêmeos Kenji Mihara (voz e guitarra) e Koji Mihara (baixo e voz) ainda conta com o guitarrista Ryuji Akagashira e o baterista Takeru Takahashi para fazer um Rock com elementos eletrônicos super interessante.

Flertando também com o Math Rock, a banda de Kobe costuma explorar uma sonoridade um pouco mais “pra cima” do que outras dessa lista, além de ter apenas vocais limpos. Um desafio para quem ainda tem dificuldade em superar a barreira do idioma, mas a solução para isso pode ser o fato dos caras oferecerem algumas versões instrumentais nas plataformas de streaming. Dá pra dançar legal!

MAN WITH A MISSION

Uma das grandes febres no Japão nos últimos anos, o MAN WITH A MISSION tem uma peculiaridade: os integrantes se vestem todos com cabeças de lobos. E há uma explicação no mínimo curiosa para isso.

De acordo com a história criada pela própria banda, eles teriam sido criados como a “forma definitiva de vida” por ninguém menos que Jimi Hendrix, que é descrito pela banda como um “doutor da guitarra e mestre da biologia dos lobos”. Depois disso, eles teriam sido congelados na Antártica por anos, onde escutaram músicas de todo o mundo antes de moldarem a própria sonoridade na cena japonesa.

É difícil dizer que os caras não são inovadores. Tendo emplacado várias músicas em animes, como “Merry-Go-Round” em Boku no Hero Academia e “Raise Your Flag” em um dos inúmeros capítulos da série Mobile Suit Gundam, o quinteto se diferencia por uma instrumentação ousada que conta até com DJ/samples em meio a guitarras virtuosas e traz influências claras do Rap.

Ah, e os membros usam códigos ao invés dos nomes: o vocalista é Tokyo Tanaka, o guitarrista e rapper é Jean-Ken Johnny, o baixista é o Kamikaze Boy, o responsável pelos samples é o DJ Santa Monica e a bateria fica por conta de Spear Rib. É uma viagem, mas é legal!

THE ORAL CIGARETTES

Diretamente de Nara, o THE ORAL CIGARETTES é um quarteto formado por Takuya Yamanaka (vocal, guitarra), Akira Akirakani (baixo, vocal), Shigenobu Suzuki (guitarra) e Masaya Nakanishi (bateria) que faz um Rock Alternativo super groovado e imperdível.

Claramente captando influências do outro lado do mundo, a banda foi capaz de criar uma sonoridade própria que é tão dançante quanto agressiva, apoiada em linhas de guitarra sensacionais que costumam dar o tom de cada música já que os gritos dificilmente marcam presença por aqui.

No total, são cinco discos lançados e um grande sucesso por conta de anime: a música “Kyōran Hey Kids!!”, parte da trilha sonora de Noragami Aragoto.

RED ORCA

Banda mais recente dessa lista, o RED ORCA lançou seu primeiro single apenas em 2019 mas ganhou força por ser capitaneado pelo ator e baterista Nobuaki Kaneko. Para o projeto, ele recrutou o vocalista Raimon, além do guitarrista PABLO, o baixista Kyotaro Katsuragi e o tecladista Kei Kusama.

Sem economizar nos elementos Pop e eletrônicos, a banda se destaca por ousar e incluir esses “tabus” em meio à sua sonoridade pesada, que passa também pelo Rap nos vocais. O resultado é algo bem peculiar, que pode não necessariamente te agradar à primeira ouvida mas vai, no mínimo, chamar sua atenção!

THE SIXTH LIE

Até agora, essa lista tem diversos nomes bem pesados. Quem está sentindo falta de algo mais leve vai curtir o THE SIXTH LIE, grupo que tem forte influência de nomes que unem o melhor do Rock com o Pop, como é o caso de Bring Me the Horizon e outros do meio.

Oferecendo até mesmo versões em inglês para suas músicas, a banda formada por Arata (vocal), Reiji (guitarra), Ray (bateria) e Ryusei (baixo) é uma pedida certa para quem curte aquela sonoridade de arena, pra ouvir no talo e sentir aquele alto astral inconfundível.

Survive Said the Prophet

Sem dúvidas a mais americanizada das bandas listadas aqui, o Survive Said the Prophet tem um trunfo grande para o seu sucesso por estes lados: o vocalista Yoshi, que fez faculdade nos EUA e parece ter estudado bem a forma de fazer música do país norte-americano para adaptá-la ao cenário japonês e criar uma sonoridade super interessante.

Complementado pelos instrumentistas Tatsuya (guitarra), Ivan (guitarra) e ‘Show (bateria), o grupo usa majoritariamente o inglês em suas composições — mas seu maior sucesso é justamente “Mukanjyo”, que foi abertura do anime Vinland Saga e traz diversos trechos em japonês.

Ainda assim, vale conhecer outras faixas que são majoritariamente em inglês e que resgatam elementos do que há de melhor do Pop Rock norte-americano com um toque único!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!