Vital e Sua Moto com Paralamas na campanha da Yamaha

Em 1983, a banda brasileira Os Paralamas do Sucesso lançou seu primeiro disco de estúdio, Cinema Mudo, e a faixa de abertura do álbum é pra lá de emblemática.

Isso porque estamos falando de “Vital e Sua Moto”, single que se tornou o primeiro hit do trio revolucionário que misturou Rock, Ska e tantos outros elementos da música brasileira para se consolidar como um dos maiores da história do país.

Agora, quatro décadas depois, Os Paralamas disponibilizaram um novo fonograma da canção e ele é a trilha sonora de um filme da FutureBrand São Paulo para a Yamaha como parte de uma campanha da marca sobre a relação dos brasileiros com as motocicletas.

Continua após o vídeo

A História de “Vital e Sua Moto”

Mergulhar na letra e nas origens da canção é também viajar pela história d’Os Paralamas do Sucesso e no cotidiano do brasileiro desde os Anos 80 até hoje em dia.

Vital, citado logo no título da canção, não era um personagem fictício, mas sim Vital Dias, primeiro baterista da banda que deixou o grupo após uma rápida passagem e foi substituído por João Barone.

Quando escreveu a respeito do amigo, o vocalista e guitarrista Herbert Vianna utilizou das palavras mais sinceras e diretas para descrever a vida do baterista que não andava lá tão bem, muito devido aos problemas de logística do seu cotidiano.

Depois de finalmente conquistar seu “Sonho de Metal”, ou a motocicleta tão querida, tudo mudou na vida de Vital e ele não apenas começou a viabilizar seus objetivos como também passou “a se sentir total”, o que reflete a importância do querido veículo para tantos brasileiros que também conquistam esse sonho até hoje, o que é retratado no filme da Yamaha.

Mas Vital comprou a moto
E passou a se sentir total
Se sentir total
Vital e sua moto mas que união feliz

Novo Fonograma

Pôster da campanha da Yamaha com Os Paralamas do Sucesso

Ao regravar a canção, Os Paralamas do Sucesso a transportaram para os tempos atuais ao mesmo tempo em que mantiveram sua aura clássica.

Nos vocais, Herbert Vianna parece exprimir ainda mais emoções quando fala de Vital e sua deliciosa saga, tão conhecida dos brasileiros e tão fácil de ser relacionada aos perrengues do dia a dia.

Nos instrumentais, somos agraciados por uma banda que envelhece feito um bom vinho e segue firme e forte, na ativa, tocando pelo Brasil inteiro e sendo atrações de grandes festivais.

A guitarra de Herbert Vianna se conecta deliciosamente com o baixo de Bi Ribeiro e a bateria de João Barone naquela sonoridade típica dos Anos 80 mas com um olhar atual que mescla nostalgia e o farol aceso para o futuro.

Vital e Sua Moto e a Campanha da Yamaha

Sonho de Metal: campanha da Yamaha com Os Paralamas

A ideia da marca é resgatar um verdadeiro clássico do Rock Brasileiro e o conectar a tantas e tantas pessoas pelo país que se encontram através de suas motos.

No filme, podemos ver momentos distintos em que Vital é feliz em cima de sua moto e até mesmo o local de casa onde ele a mantém próxima, como se fosse uma pessoa querida.

Quem falou a respeito dessa relação foi Helio Ninomiya, diretor executivo da Yamaha:

Nós enxergamos o motociclismo como um meio para maximizar o potencial humano e levar pessoas a viverem seus sonhos. Seja uma viagem, um passeio, ou mesmo ganhar tempo no deslocamento para o trabalho ou para a faculdade. Com Yamaha é possível.Para nós, Vital representa essa vontade de superação tão inerente aos brasileiros.

Giovana do Vale, gerente de Brand e Marketing da Yamaha, exaltou a força da canção e destacou como há uma relação nostálgica do público brasileiro com os Paralamas:

A música é um achado, um clássico do rock brasileiro, de uma banda que todo mundo gosta. E ela exprime o sentimento do que é ter uma moto. Percebemos que ‘Vital e sua moto’ é um hit que traz memória afetiva para quem conhece a música e tira um sorriso de quem ainda não conhecia.

Por fim, Guilherme Lemos, Diretor de Criação da FutureBrand São Paulo, falou sobre o processo criativo da campanha e exaltou o fato de que a canção ainda não havia sido utilizada em algo similar:

Quando pensamos na música, a grande preocupação foi ela já ter sido usada, porque para nós era uma conexão óbvia. Mas, para a nossa sorte, não. Então a partir daí fomos em busca da melhor forma de contar essa história de 40 anos, trazendo para os dias atuais, mas sem perder a boa nostalgia que a música traz. Uma parte importante foi a construção do ‘novo Vital’, porque ele precisava ser um cara em que todo mundo se reconhece, mas com personalidade e carisma. E na parte da história, buscamos criar situações com um leve tom de humor, mas sem exagero. Juntando a música, personagem e a história, acreditamos que conseguimos passar a mensagem da Yamaha muito mais em forma de entretenimento, do que de um comercial. Do jeito que o brasileiro curte.

O vídeo completo já está disponível em todos os canais da Yamaha e você pode vê-lo na íntegra logo acima.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!