Pete Townshend, do The Who
Foto via Wikimedia Commons

Veterano do Rock, Pete Townshend foi bastante sincero ao compartilhar recentemente o que o faz continuar saindo em turnê com o The Who.

Em uma nova entrevista ao New York Times (via Louder Sound), o cofundador da banda foi questionado se o lendário grupo ainda tinha algum plano pendente e, ao responder, aproveitou para esclarecer o motivo de ainda estar na estrada:

Sim e acho que os realizarei. Parece-me que há uma coisa que o Who pode fazer: uma turnê final onde tocamos em todos os territórios do mundo e depois rastejamos até morrer. Eu sou muito honesto, tenho feito turnês por dinheiro. Minha ideia de um estilo de vida comum é bastante elevada.

E tá errado?!

Pete Townshend, The Who e novas músicas

Para a felicidade de muitos fãs do The Who, no entanto, Townshend revelou que possui um estoque de 500 músicas inéditas em diferentes estados de conclusão e tem pensado em compartilhar essas faixas:

Tenho cerca de 500 títulos que posso lançar online, a maioria coisas inacabadas. Não estamos fazendo Coca-Cola, onde cada lata tem que ter o mesmo sabor. E descobri, para minha enorme surpresa [em tom de ironia], que o Rock and Roll é realmente bom para lidar com as dificuldades do envelhecimento.

O músico aproveitou para fazer um paralelo e compartilhar sua visão sobre o lendário guitarrista Keith Richards, dos Rolling Stones, dizendo:

Assistir a Keith Richards no palco, tentando fazer o que ele costumava fazer – é perturbador, comovente, mas também encantador.

Além disso, em outro momento, ao ser questionado sobre novos lançamentos tanto ao lado do The Who como possíveis trabalhos solo, ele disse:

Fui imensamente criativo e produtivo durante todo esse período, mas não senti necessidade de lançar nada. E se eu puder tornar isso pessoal, não me importa se você gosta ou não. Quando ‘White City’ foi lançado [em 1985] e as vendas foram tão lentas, pensei: ‘Dane-se’. Ninguém me queria como eu era – eles queriam o velho Pete.

O AC/DC fez 50 álbuns, mas todos os seus álbuns eram iguais. Não era assim que o Who funcionava. Éramos uma banda de ideias.

A sinceridade veio forte! Vale lembrar que o Who lançou seu último disco de estúdio até o momento, WHO, em 2019; ao final da matéria, você pode relembrar o single “Ball and Chain”.

Roger Daltrey falou sobre fim do The Who

No início deste ano, Roger Daltrey, também cofundador do The Who, declarou que a banda veterana não fazia mais parte de sua vida, mas que a decisão do futuro do grupo deveria ser tomada ao lado do guitarrista Pete Townshend. Sugerindo um possível fim das atividades da banda, o cantor de 79 anos declarou:

Eu não escrevo as músicas. Eu nunca fiz isso. Precisamos sentar e ter uma reunião, mas no momento fico feliz em dizer que essa parte da minha vida acabou.

Também em 2023, Daltrey apontou que sua banda possivelmente não faria mais shows nos Estados Unidos por conta dos altos custos gerados por uma excursão. O músico disse que “fazer turnês se tornou muito difícil desde a COVID” e ainda abriu o jogo sobre sua idade, como te contamos com mais detalhes aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!