Vídeo mostra segredos da Zildjian, marca de pratos de bateria com 400 anos de história
Reprodução/YouTube

Ao assistir shows ou vídeos ao vivo das suas bandas favoritas, você provavelmente já reparou em um nome nos pratos da bateria: Zildjian.

A marca de instrumentos armênia é usada por gigantes do Rock como Zak Starkey (The Who), Will Champion (Coldplay), Abe Cunningham (Deftones) e aqui no Brasil por Jean Dolabella (Pitty) e Iggor Cavalera (Cavalera Conspiracy), só pra citar alguns.

Um vídeo do Business Insider, portal especializado em negócios, mostrou todos os segredos que fazem da Zildjian a marca de pratos preferida das estrelas, desde a longa história da empresa até a fabricação dos instrumentos.

Fundada na Constantinopla em 1623 (!), ainda na época do Império Otomano, a companhia migrou para os Estados Unidos no século 20 sem jamais encerrar as operações. É a marca de instrumentos mais antiga do mundo, e uma das empresas mais tradicionais em qualquer área.

Vídeo mostra segredos da Zildjian

A reportagem, que você pode assistir no fim desta matéria, revela que os pratos para bateria da Zildjian são feitos de três materiais: cobre, estanho e prata. Só que apenas cinco pessoas sabem a “receita” da fabricação, que é mantida em segredo por mais de 400 anos.

O vídeo também mostra uma “sala de testes” em que um especialista toca os chimbais, pratos de ataque, de condução, splash e outros instrumentos depois de prontos, chegando a testar até 200 pratos em apenas 30 minutos.

Se interessou, baterista? Confira essas e outras curiosidades sobre a Zildjian na sequência, no vídeo do Business Insider!

LEIA TAMBÉM: Tré Cool (Green Day) elege o melhor baterista de todos os tempos

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!