clipes chocolate babymetal kylie minogue snow patrol

Vai aí um chocolatinho? Quem é fã dessa iguaria à base de muito açúcar e gordura (e que em alguns casos até contém cacau) tem uma data para se entregar a esse pequeno prazer da vida moderna. 

O Dia do Cacau, celebrado em 26 de março, não poderia cair em momento mais oportuno neste ano: não só a Páscoa bate à porta, como ainda acompanha a novela Renascer, uma saga onde o fruto é quase um ator coadjuvante.

O TMDQA! se entrega à indulgência e mergulha em alguns clipes onde o produto do cacau serve de mote para canções marcantes. O mais curioso é que, para a feitura desses vídeos, nenhuma barra de chocolate foi sacrificada!

5 clipes para assistir no Dia do Cacau

Kylie Minogue – “Chocolate”

Kylie lançou o álbum Body Language em 2003, e é bem verdade que “Chocolate” não fez tanto sucesso quanto “Red Blooded Woman” e “Slow”; mas, como terceiro single, até ganhou um clipe. 

A música é sensual e climática, com a voz etérea de Minogue comparando o desejo à sensação de estar chapada. Pensando bem, é um paralelo possível para qualquer chocólatra.

The 1975 – “Chocolate”

Esta é uma canção sobre a rebeldia e a busca pelo prazer na juventude. A letra fala sobre a sensação de liberdade e a vontade de experimentar coisas novas, mesmo que isso signifique desafiar as regras e correr riscos.

A metáfora do chocolate é usada para representar algo que é tentador e proibido. O clipe acompanha Matty Healy e companhia em um carro na noite. Embora seja em preto e branco, o vídeo termina com uma frase na tela: “A poesia está nas ruas, totalmente colorida”. O que é bem poético por si só.

BABYMETAL – “ギミチョコ!!- Gimme chocolate!!”

O que acontece quando você não atende ao seu desejo por chocolate? Fúria! É isso que o grupo japonês de kawaii metal está relatando nessa canção. Uma análise detalhada das palavras da letra que não são ideogramas japoneses permite notar o grau de urgência desse pedido: a combinação e repetição de never, wait e too late indicam que temos uma narradora nada disposta a esperar pelo doce prazer de morder um chocolatinho. 

Como toda boa barrinha que você compra no caixa do self-service (depois de comer muita salada), essa faixa é uma enorme mistureba divertida: J-pop, thrash metal e techno. E o refrão deixa bem clara a intenção das garotas: me dá um chocolatinho aí, pô!

Snow Patrol – “Chocolate”

Essa é uma canção sobre um relacionamento que está na corda bamba. Gary Lightbody canta sobre todos os erros que levaram àquele fim iminente, e no clipe ele mostra o que acontece quando a gente vive correndo de um lado para o outro, sem parar para apreciar o momento. 

Onde entra o chocolate na história toda? Provavelmente na companhia para chorar o fim da relação, pelo visto.

Naldo Benny – “Amor de Chocolate”

É bem verdade que a música brasileira tem a sua parcela de músicas dedicadas ao doce. Dá pra ir de “Eu Só Quero Chocolate”, de Tim Maia, aos “Muitos Chocolates” da Banda do Mar. Mas nenhuma delas tem um clipe que é o puro suco de Brasil. Isto é, nenhuma delas exceto o já clássico “Amor de Chocolate”, de Naldo – hoje, Naldo Benny.

O vídeo tem cenas na icônica Escadaria Selarón, na Lapa; tem o cantor vestido com uma estampa de bandeira do Brasil; e acaba na praia, onde não faz a menor diferença beber vodka ou água de coco.

Claro que, nesse contexto, o chocolate é associado ao sexo – o amor está no título só para despistar os mais puritanos. Não que precisasse: aquele verão em que só tocou Naldo foi mérito dessa bela produção que, assim como as demais, não gastou um centavo em chocolate. Até porque, no calor do Rio de Janeiro, iria derreter. 

Depois dessa lista, você provavelmente já está pronto para um break ou um bis. Não se esqueça de guardar um pouco para a Páscoa!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!