Dave Grohl achou que tinha criado
Reprodução / YouTube

Dave Grohl é um músico fenomenal que inicialmente se destacou na indústria como baterista do saudoso grupo grunge Nirvana e depois alcançou um sucesso pessoal ainda maior ao formar sua própria banda, o Foo Fighters, em 1994. Mas a verdade é que isso quase não aconteceu.

Ao longo de sua carreira, o artista, que sempre demonstrou ter um gosto bastante eclêtico, conseguiu colaborar com vários de seus ídolos e nunca perdeu a oportunidade de exaltar e compartilhar suas maiores influências do meio musical.

Certa vez, Grohl revelou em entrevista à revista Q (via Far Out) que uma música específica tem um significado muito especial em sua trajetória profissional, interferindo diretamente no rumo de sua vida e o levando para a vida que tem hoje.

Dave lembrou que o primeiro disco que comprou com seu próprio dinheiro foi uma compilação que incluía sucessos de Soft Rock dos Anos 70 e comentou sobre a importância da obra:

Era uma compilação da gravadora K-Tel. Comprei em uma drogaria por talvez um dólar. Nesse disco estava a base do meu ser musical – ‘Frankenstein’, do The Edgar Winter Group. Essa foi a primeira música pela qual me apaixonei.

A música citada por Dave Grohl integrou o disco de estreia do The Edgar Winter Group, They Only Come Out at Night, lançado em 1972. “Frankestein” liderou a Billboard Hot 100 dos EUA e, ao lado de “Free Ride”, continua sendo um dos sucessos mais populares da banda até hoje.

A música mais importante da vida de Dave Grohl

Em outro momento, o vocalista do Foo Fighters apontou que o riff do sucesso do grupo de Edgar Winter foi fundamental para que ele decidisse se dedicar à música. Em entrevista ao Celebrity Playlist Podcast da Apple, ele declarou:

É o riff mais clássico de todos os tempos. Acho que tinha seis ou sete anos e, ao ouvir isso, pensei: ‘Meu Deus, quero ser músico’. Eu apenas pensei, ‘isso é demais!’

Enquanto Winter exibida todo o seu talento nos shows ao vivo tocando teclado, sintetizador, bateria e saxofone, Ronnie Montrose foi o responsável pelo riff de guitarra dinâmico que encantou Dave Grohl.

Confira abaixo uma performance do The Edgar Winter Group tocando “Frankenstein” e entenda toda a inspiração de Dave!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!