Leo Middea no Festival RTP da Canção (Crédito: Noví)

O carioca Leo Middea, de 28 anos, alcançou um marco histórico ao se tornar o primeiro brasileiro a chegar à final do Festival RTP da Canção, de Portugal. O feito é notório: trata-se de uma competição nacional, já com 60 anos de história, que determina o representante do país ibérico no concurso Eurovision, um dos eventos musicais mais assistidos e prestigiados do planeta. 

A final, realizada no último sábado, coroou a portuguesa iolanda como vencedora com a composição “Grito”. Porém, isso não muda o fato de que Middea levou a sua “Doce Mistério” à noite mais badalada da música em Portugal. 

Continua após o vídeo

“Doce Mistério”: como um brasileiro chegou ao Top 3 do Festival da Canção de Portugal?

A jornada de Leo Middea na competição foi crescente, passando por eliminatórias transmitidas ao vivo no canal RTP – o maior de Portugal, e de onde vem o nome do evento. 

Tudo se desdobrou graças a uma composição feita no dia anterior ao convite do festival. “Doce Mistério” tem um refrão irresistível e solar para aquecer os corações em direção ao fim do inverno no hemisfério norte. A faixa faz uma saudação à música das origens de Middea, como vem sendo costumeiro na carreira do músico, com direito a uma menção a Caetano Veloso

Continua após a foto

Leo Middea no Festival RTP da Canção (Crédito: Noví)
Leo Middea no Festival RTP da Canção (Crédito: Noví)

O trabalho de Middea no país já vinha ganhando notoriedade, tanto que foi abordado pela RTP para ser um dos participantes da disputa. Embora a canção tenha sido amplamente elogiada, muita gente estranhou a presença de um brasileiro no festival, como se fosse destinado apenas a músicos portugueses de nascença.

Mas Leo Middea esclareceu em uma conversa exclusiva com o Tenho Mais Discos Que Amigos!:

Para participar no festival só precisa estar morando em Portugal, o próprio festival me convidou, já são 7 anos trabalhando muito por aqui e recentemente consegui também a nacionalidade portuguesa.

É uma explicação que não deveria ser necessária. Afinal, Brasil e Portugal estarão para sempre ligados por suas histórias e língua – o motivo disso, todos já sabemos.

Continua após a foto

Leo Middea vira alvo de preconceito e xenofobia

Leo Middea no Festival RTP da Canção (Crédito: Noví)
Leo Middea no Festival RTP da Canção (Crédito: Noví)

Das 12 canções na disputa, a de Leo esteve entre as 3 mais votadas, o que já é uma vitória por si só. A poucos dias da final, porém, a trajetória celebratória de “Doce Mistério” ganhou tons mais sombrios. Isso porque o músico revelou estar em meio a uma onda de ataques racistas e xenofóbicos nas redes sociais. 

Continua após o post

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Leo Middea (@leomiddea)

Isso não é necessariamente novidade para um brasileiro em Portugal, e já vinha acontecendo com mais frequência desde que a música foi a público, em janeiro. Porém, com a possibilidade real de um carioca representar Portugal no Eurovision, o músico passou a ser um alvo muito mais frequente de comentários preconceituosos.

Eles menosprezavam seu sotaque e questionavam sua presença na competição. Em resposta, o artista ressaltou seu amor por Portugal e a gratidão pelo apoio recebido ao longo dos sete anos em que reside no país, destacando a presença de um público diversificado em suas apresentações ao redor da Europa, onde costuma esgotar ingressos.

Essa situação é delicada, pois mostra diretamente o ódio de uma pequena parte da população contra os brasileiros. O ganhador do festival iria representar Portugal no Eurovision, por conta disso comecei a ser atacado já que havia essa possibilidade de vencer. Mas eu senti que era um ódio direcionado ao fato de ser brasileiro, pois ninguém reclamou das canções cantadas em inglês. Incomoda mais o português do Brasil do que o inglês. Eu não entendo muito bem.

Continua após o vídeo

Leo Middea tem shows esgotados na Europa

“Sold out” estampa algumas das datas no pôster em que Leo Middea divulga sua mais nova turnê. É o caso dos primeiros shows, já sem ingressos disponíveis em Madri e Barcelona. A tour passará ainda por outras 28 cidades de Portugal, Espanha, Itália, Suíça e Alemanha. Portanto, é hora de comemorar os caminhos abertos no momento em que o artista relata estar superando uma depressão.

Eu acho que o Festival trouxe uma visibilidade muito boa pra minha carreira e a minha participação por lá gerou um debate que acho importante ter, temos muito ainda que conversar sobre xenofobia e sobre a relação Brasil e Portugal. 

Foi lá em Portugal que Leo Middea lançou seus três últimos álbuns – dos 5 na discografia -, incluindo o mais novo, Gente. Agora, o músico olha para o futuro de cabeça erguida. Quem sabe dando à nova música o clipe que merece? Leo adianta:

Agora é planejar o meu novo disco e continuar essa tour de 2024 que tem vindo com muitos shows! E sim, queria muito fazer um clipe dela!

Estrada é o que não falta.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!