Diane Warren
Foto por Nick Spanos

Quem pode dizer que foi indicado ao Oscar nove vezes nos últimos 10 anos? Bem, Diane Warren pode. Já são 15 indicações no total, mas também 15 perdas – seis delas consecutivas.

Caso se cumpra a profecia para 2024, a compositora deve acumular a sétima derrota seguida. Ainda assim, sua facilidade para escrever canções que se tornam quase personagens em filmes que marcaram época fazem de Warren uma verdadeira titã na categoria musical e uma presença inegável ano após ano no tapete vermelho.

Diane Warren compõe suas power ballads ao piano, mas quando ganham vida na voz de intérpretes escolhidos a dedo, elas se tornam algo totalmente novo. Do rock de “I Don’t Want to Miss a Thing”, do Aerosmith, passando pelo pop latino de sua canção indicada em 2024, “The Fire Inside”, do filme Flamin’ Hot: O Sabor Que Mudou a História, Diane mostra que não se restringe a estilos. 

Uma das maiores provas disso foi o álbum que lançou em 2021, Diane Warren: The Cave Sessions Vol. 1. Os feats do disco são diversos, contando com Santana, G-Eazy, Ty Dolla $ign, Maren Morris, John Legend, Luis Fonsi, Jon Batiste, Pentatonix, James Arthur, Lauren Jauregui, Jimmie Allen, LP, Céline Dion, Darius Rucker, Paloma Faith, Leona Lewis e James Morrison

Em entrevista ao TMDQA! na ocasião do lançamento, Diane Warren chegou a comentar sobre as múltiplas perdas na categoria de Canção Original do Oscar:

Eu sempre amo fazer parte do jogo. Eu nem ligo mais para ganhar nesse ponto da vida, eu só gosto de continuar… sabe, é uma honra, eles só escolhem cinco músicas por ano. Não é como nos Grammys, onde há milhões de categorias de músicas, só há cinco [músicas] e há centenas de filmes, milhares de músicas, então… quando eu sou uma dessas, eu não deixo passar batido. Me sinto muito, muito honrada.

É melhor levar as coisas dessa forma, né?

As indicações de Diane Warren no Oscar

As canções de Diane Warren são presença garantida no Oscar desde 1987, quando foi indicada pela primeira vez com “Nothing’s Gonna Stop Us Now”, do filme Manequim. Já nos anos 90, a balada “Because You Loved Me”, cantada por Céline Dion e parte do filme Íntimo e Pessoal, se tornou um sucesso nas rádios. 

Continua após o vídeo

Em 1997, viria “How Do I Live”, cantada por LeAnn Rimes na trilha de Con Air. Já no ano seguinte, veio “I Don’t Want to Miss a Thing”, do filme Armageddon. Outros destaques incluem “Music of My Heart”, que reuniu Gloria Estefan e ‘N Sync em 1999; “There You’ll Be”, tema de Pearl Harbor (2001) e cantada por Faith Hill; “Til It Happens to You”, do documentário The Hunting Ground (2015), interpretada por Lady Gaga; e “Stand Up for Something”, do filme Marshall (2017), com Andra Day e Common.

Diane Warren tem prêmio em casa, sim!

Em 2022, a compositora se tornou a primeira da categoria a receber um Oscar honorário. Trata-se de um prêmio especial concedido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas a indivíduos que “fizeram contribuições extraordinárias para o cinema”. 

Continua após o vídeo

Na ocasião, Diane Warren recebeu o prêmio das mãos da amiga Cher, para quem compôs muitas canções. E finalmente disse as palavras tão desejadas: “quero agradecer à Academia”. 

Além do Oscar, Warren possui estatuetas do Emmy, Grammy, Critics’ Choice Award e dois Globos de Ouro. E também está no Hall da Fama dos Compositores e tem sua estrela na Calçada da Fama. Nada mal!

Diane Warren no Oscar 2024

Este ano, Warren disputa o Oscar de Melhor Canção Original novamente.

Seus concorrentes são “I’m Just Ken”, de Mark Ronson e Andrew Wyatt; “It Never Went Away”, de Jon Batiste e Dan Wilson; “Wahzhazhe (A Song for My People)”, de Scott George; e “What Was I Made For?”, de Billie Eilish e Finneas O’Connell. A sua composição, “The Fire Inside”, interpretada por Becky G (ouça abaixo), enfrenta a forte concorrência de nomes pesados como o de Eilish e de Batiste, ambos vencedores em anos anteriores.

Para saber se Diane Warren finalmente levará o troféu pra casa, assista à cerimônia. A 96ª edição do Oscar será transmitida no Brasil pela Max, via streaming, e pela TNT, na TV, no dia 10 de março, às 19h (horário de Brasília). O tapete vermelho começa às 19h e a cerimônia, às 20h.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!