“Difícil de acreditar”: Kim Gordon (Sonic Youth) relembra os 30 anos sem Kurt Cobain
Foto: Wikimedia Commons

Faltando um mês para o falecimento de Kurt Cobain completar 30 anos, o eterno líder do Nirvana foi lembrado recentemente com muito carinho por Kim Gordon.

Em uma nova entrevista à Rolling Stone (via Louder Sound), a ex-vocalista e baixista do Sonic Youth comentou sobre já terem se passado quase três décadas desde o falecimento de Kurt Cobain:

É difícil de acreditar, mas faz sentido. Minha filha nasceu naquele ano e agora tem 29 anos. Ainda tenho imagens muito vívidas dele rindo, sorrindo e brincando nos bastidores. Eu nunca tinha visto ninguém fazer isso.

Após o jornalista David Browne indicar que os produtos do Nirvana ainda são muito populares entre os consumidores, Gordon comenta:

Ah, sim. Fico morrendo de vontade de andar por aí e ver as pessoas usando isso. Talvez eles gostem do Nirvana de fato. Talvez nunca tenham ouvido falar deles!

A gente sabe que as duas possibilidades são bem reais, né?!

30 anos sem Kurt Cobain

Ex-integrante do Sonic Youth e ex-marido de Gordon, Thurston Moore também compartilhou algumas lembranças sobre o impacto do Nirvana em seu livro de memórias Sonic Life:

Foi apenas o tempo de um mero segundo para ver como eles eram incrivelmente lindos e como a música era destruidora de almas. Logo ficaria claro que o Nirvana estava articulando algo que se conectava não apenas com os punks, mas com os nerds, os malucos, os geeks, os perdedores e os esquisitos… Seria mais do que apenas emoções baratas, oferecendo em vez disso uma reconsideração radical da expressão musical em geral.

Kurt Cobain nos deixou em 5 de Abril de 1994, após tirar a própria vida e ter sido encontrado em sua casa em Seattle, nos Estados Unidos. Seu legado continua vivo, mas ele faz muita falta!

Nirvana e Sonic Youth

Em tempo, como muitos sabem, o Nirvana se espelhou no Sonic Youth depois que o grupo de Rock Alternativo fez a transição de uma gravadora independente para a renomada Geffen Records, mantendo sua integridade e liberdade artística totalmente intactas.

Este movimento influenciou o grupo de Cobain a assinar com a mesma gravadora antes mesmo do lançamento do emblemático disco Nevermind.

Além disso, no verão de 1991, o grupo Grunge estreou uma série de músicas do seu segundo disco de estúdio nos shows de abertura da turnê do Sonic Youth na Europa, que foi documentada pelo cineasta de Los Angeles Dave Markey e lançada como 1991: The Year Punk Broke (assista ao filme na íntegra abaixo).

Após isso, Kurt Cobain e sua esposa Courtney Love permaneceram com uma forte amizade com Kim Gordon e Thurston Moore.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!