Paul McCartney faz show no Maracanã
Crédito: Marcos Hermes

Em seu podcast A Life in Lyrics, o lendário Paul McCartney revelou a inspiração por trás de um famoso trecho da letra de “Yesterday”, hit dos Beatles escrito em 1965 e creditado para a parceria com John Lennon no álbum Help!.

Ao falar sobre o verso que diz “I said something wrong, now I long for yesterday” (“Eu disse algo errado, agora anseio por ontem”, em português), McCartney disse que a frase pode ter sido inspirada inconscientemente por um momento em que ele zombou de sua mãe por parecer “elegante”.

Segundo o artista de 81 anos, a letra não estaria relacionada ao rompimento de um relacionamento, como muitos pensaram durante tantos anos (via The Guardian):

Às vezes, é apenas olhando para trás que você pode apreciar isso. Lembro-me muito claramente de um dia ter me sentido muito sem graça porque envergonhei minha mãe. Estávamos no quintal e ela falou de um jeito chique. Ela era de origem irlandesa e era enfermeira, por isso [seu jeito de falar] estava acima do nível das ruas. Então, ela tinha isso a seu favor e falava de um jeito que achávamos um pouco chique. E era um pouco galês também – ela tinha contatos, sua tia Dilys era galesa.

Chegando ao momento de fato, Paul explicou que se tratou de uma situação em que ele zombou do jeito que sua mãe falou a palavra “ask”, que significa “perguntar”:

Eu sei que ela disse algo como ‘Paul, você pode perguntar a ele se ele vai…’. Aí eu [zombei]. E ela ficou um pouco envergonhada. Lembro-me de ter pensado mais tarde: ‘Deus, gostaria de nunca ter dito isso’. E isso ficou comigo. Depois que ela morreu eu pensei ‘Ah, merda, eu realmente queria…’.

Assista ao trecho do podcast ao final da matéria e aproveite para relembrar a famosa canção!

Paul McCartney e “Yesterday”

Vale lembrar que, de acordo com o livro The Lyrics, McCartney escreveu “Yesterday” quando tinha 22 anos, quase uma década depois que sua mãe, Mary, morreu de câncer. Na obra, ele detalha outro trecho emblemático da faixa e como ela diz bastante sobre a inspiração por trás da letra:

Toda vez que chego no trecho ‘I’m not half the man I used to be’ [‘Eu não sou metade do homem que eu costumava ser’], eu lembro que tinha perdido minha mãe cerca de oito anos antes. Já me sugeriram que essa seria uma música sobre perder minha mãe, e eu sempre respondi que ‘Não, acredito que não’. Mas, sabe, quanto mais eu penso sobre – ‘Why she had to go I don’t know, she wouldn’t say’ [‘Por que ela teve de partir eu não sei, ela não dizia’] – eu posso ver que isso pode ter sido parte do pano de fundo, da inconsciência por trás dessa música no fim das contas.

Para quem não sabe, outro fato curioso é que a escolha por “Yesterday” como palavra principal veio apenas por se encaixar na melodia vocal que Paul havia composto junto com a música — e, por sua vez, o que guiou a composição da melodia foi o termo “ovos mexidos”. Dá pra acreditar?

Bastidores de encontro de Paul McCartney com Milton Nascimento

Em tempo, a passagem de Paul McCartney pelo Brasil no final de 2023 foi marcada por uma série de momentos especiais, e um deles foi certamente o emblemático encontro entre o astro britânico e Milton Nascimento.

O querido Bituca, fã declarado do ex-Beatle, foi convidado a conhecer o veterano durante os shows da Got Back Tour em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais.

Após o encontro de lendas da música, que contou até com troca de presentes, Milton recebeu recentemente uma belíssima homenagem no site oficial de Macca, onde o assessor do artista internacional, Stuart Bell, escreve uma espécie de “diário de turnê”, compartilhando alguns detalhes sobre a prestigiada turnê de Paul.

LEIA TAMBÉM: “Sem limites”: Sam Mendes terá liberdade total para fazer novos filmes dos Beatles

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!