Axl Rose no Rock In Rio 2017
Foto de Axl Rose via Shutterstock

O gosto musical de um astro do Rock pode surpreender muitos fãs por não ser exatamente do jeito que eles imaginavam. Este é o caso do icônico Axl Rose.

Ao longo de sua trajetória, o frontman do Guns N’ Roses compartilhou, em raros momentos, algumas bandas e artistas que ele admira e que de certa forma refletem na sonoridade dos trabalhos apresentados por sua banda nesses quase 40 anos de carreira.

No início da fama do Guns, em entrevista à Rolling Stone em 1989 (via Rock and Roll Garage), Axl compartilhou um pouco do que escutava na época, além de apontar algumas bandas como suas preferidas. Em um comentário geral, ele disse:

Essa é sempre a pergunta mais difícil. Ultimamente tenho ouvido Derek and the Dominos, The Bar-Kays. Gosto muito do início de carreira da Patti Smith. Estou apenas começando a descobrir o The Cure.

Continuo tentando encontrar coisas para me abrir. Eu gosto do Soundgarden. O cantor simplesmente me fascina. O cara canta muito bem. Em relação a bandas menores, gosto muito do Saigon Saloon.

Na conversa, o vocalista do Guns ainda apontou que seu disco favorito naquele momento era Something/Anything, de Todd Rundgren, mas em seguida confessou que entre seus discos favoritos estavam obras dos Sex Pistols, Queen e Electric Light Orchestra. Ele explicou:

Os dois discos que sempre compro se tiver um toca-fitas por perto e não tiver as fitas na bolsa são ‘Never Mind the Bollocks’ [dos Pistols] e ‘Queen II’. Acho que seria difícil descobrir qual deles eu iria querer se estivesse preso em uma ilha deserta. Eu poderia ir com os Pistols, porque talvez um barco me ouvisse se eu tocasse.

A seguir, você confere outros comentários mais diretos feitos por Axl Rose ao longo dos anos para falar sobre suas bandas preferidas!

As bandas preferidas de Axl Rose, do Guns N’ Roses

Queen

Um dos grupos pelo qual Axl Rose admitiu ter uma forte admiração foi o lendário Queen. Além da fala acima sobre Quene II, o músico declarou em 2018 à Atlas Magazine que, para ele, o Queen e o saudoso Freddie Mercury eram a melhor banda e vocalista de todos os tempos. Explicando sua classificação, ele disse:

Para mim é fácil – Queen é a melhor banda e Freddie é o maior vocalista de todos os tempos. A banda é a maior porque abraçou tantos estilos diferentes.

O Express UK descreve ainda que, em uma ocasião, Axl comentou sobre a importância das músicas do Queen durante sua infância. O astro do Rock relatou que, sem as letras de Mercury quando era criança, ele não sabe aonde estaria:

Me ensinou sobre todas as formas de música […] que abriram minha mente. Nunca tive um professor melhor em toda a minha vida.

Em 1992, vale lembrar, Axl prestou uma belíssima homenagem ao falecido Freddie Mercury ao fazer uma performance do hit “Bohemian Rhapsody” ao lado de Brian May, Roger Taylor, John Deacon e Elton John no show em tributo a Freddie, realizado no estádio de Wembley. Relembre a seguir!

Electric Light Orchestra

Um artista que também foi extremamente elogiado por Axl foi Jeff Lynne, do Electric Light Orchestra. Ao ser eleito em 2014 o maior cantor da história em uma lista da Concert Hotels, o líder do Guns admitiu que, em sua opinião, existiam muitos outros cantores melhores do que ele.

Em uma carta à revista Spin, Rose citou Jeff Lynne como exemplo de alguém que canta melhor do que ele.

O ELO foi formado em 1970 e, além de Lynne, contava em seu time de compositores e multi-instrumentistas com Roy Wood e Bev Bevan, que misturaram arranjos clássicos e música pop rock.

Depois que Wood deixou a banda dois anos após sua formação, Jeff assumiu os arranjos e produziu todos os discos ao mesmo tempo que escrevia praticamente todo o material original.

Sex Pistols

Como também falamos acima, os Sex Pistols já estariam na lista por ter o disco que Axl provavelmente levaria para uma ilha deserta.

No entanto, Axl Rose também mostrou sua paixão pelos Pistols em The Spaghetti Incident?, disco do Guns em que ele e seus companheiros homenagearam músicas de Punk e Rock dos anos 70 e 80 com covers.

Uma das músicas escolhidas foi “Black Leather”, lançada pelo grupo The Professionals, formado pelos ex-guitarristas do Sex Pistols, Steve Jones e Paul Cook. Com isso, Rose deixava claro que era tão fã a ponto de ouvir até projetos menos conhecidos — e de quebra ainda apresentou esse som pra muita gente!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!