Bon Jovi, Livin' on a Prayer em Chicago
Reprodução/Instagram (via Loudwire)

O desempenho vocal de Jon Bon Jovi chamou bastante atenção dos fãs durante sua última turnê, em apoio ao disco Bon Jovi 2020, que foi realizada em 2022.

O músico, que recebeu uma série de críticas após apresentar dificuldade para atingir notas mais altas em algumas de suas canções (relembre ao final da matéria), falou pela primeira vez sobre o assunto e compartilhou alguns detalhes ao confirmar que está passando por problemas vocais.

Ao participar de uma sessão de perguntas e respostas promovida pela Pollstar Live, onde foi homenageado pelos 40 anos do Bon Jovi, o cantor revelou ter passado por uma cirurgia reconstrutiva nas cordas vocais e por um procedimento chamado medialização para ajudar na recuperação.

Ao começar a abordar o assunto, Bon Jovi declarou, de acordo com transcrição do Ultimate Classic Rock (via Igor Miranda):

Tornou-se de conhecimento público agora, mas fiz uma grande cirurgia reconstrutiva em minhas cordas vocais e nunca tive nada parecido com isso. Então tem sido um caminho difícil, mas encontrei um médico na Filadélfia que fez algo chamado medialização, porque uma das minhas cordas estava literalmente atrofiada.

Às vezes as pessoas ficam com nódulos; isso é bastante comum. Às vezes, desvios de septo e coisas assim prejudicam as cordas. A única coisa que já esteve no meu nariz foi meu dedo. Portanto, foi muito difícil nesta última década ter que lidar com algo que foi fora do meu controle.

Segundo o site Jefferson Health, a medialização realizada em Jon é “um procedimento no qual a prega vocal paralisada é empurrada para o meio, para que a prega vocal funcional possa fechar adequadamente para recuperar a função vocal normal e a capacidade de deglutição”.

A Fundação Otorrinolaringologia aponta que um dos objetivos do procedimento é a restauração da boa qualidade vocal e também a melhora da função respiratória e proteção da via aérea.

Jon Bon Jovi abre o jogo sobre seus problemas vocais

Na conversa, Jon Bon Jovi explicou que foi necessário fazer o procedimento pois sua corda vocal que ainda estava saudável acabou sendo forçada mais do que deveria para tentar compensar a corda que estava mais fraca. Ao comentar mais detalhes, o músico ainda revelou uma novidade aos fãs:

Colocaram um implante plástico e, nos últimos dois anos, estive em reabilitação, me recompondo. Mas estou chegando muito perto de ideal. Fiz na última sexta (2), na cerimônia de premiação MusiCares, minha primeira apresentação ao vivo em dois anos. Um novo disco está pronto. Então agora eu só quero voltar a praticar duas horas e meia por noite, quatro noites por semana, antes de sair para a estrada de verdade. Mas estou confiante no meu médico.

Preocupado com seu futuro desempenho, o músico veterano ainda afirmou que não sabe se voltará a fazer turnês. Bon Jovi apontou que só pretende retornar aos palcos se estiver recuperado de uma forma satisfatória:

Minha saúde tem sido, antes de tudo, um tema de discussão, mas estou no caminho certo para a recuperação. Se eu não puder ser ótimo, estou fora. E acho que o documentário que estamos prestes a lançar (‘Thank You, Goodnight: The Bon Jovi Story’) aborda tudo isso.

O nome dele é ‘Obrigado, Boa Noite’ por um motivo. […] A esperança é que eu possa sair e celebrar desta vez, porque estou muito animado com isso. Mas se não consigo fazer isso no nível ao qual estou acostumado, então não há mal nenhum nisso.

Faz sentido?

Bon Jovi no Brasil

Nos últimos meses, vale lembrar, rumores indicam que Bon Jovi irá desembarcar no Brasil entre os meses de Setembro e Outubro. A notícia foi anunciada pelo jornalista José Noberto Flesch, que informou que o músico deve trazer ao país a turnê que celebra as quatro décadas de sua banda.

Até o momento, nenhum anúncio oficial foi divulgado pelo cantor ou pelas redes sociais de sua banda. Caso seja confirmada, esta será a primeira passagem do grupo pelo Brasil desde 2019, quando foi uma das atrações do Rock in Rio.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!