John Bonham

Considerado um dos maiores bateristas da história do Rock, John Bonham do Led Zeppelin viveu numa época em que o estilo não era muito acolhedor com mulheres – se é que podemos dizer que o é hoje em dia.

O lendário músico britânico faleceu precocemente em 1980, quando tinha apenas 32 anos. Mas ele esteve aqui por tempo suficiente para influenciar sua irmã mais nova, Deborah Bonham, que era uma criança quando o Led Zeppelin foi formado.

Em entrevista à Loudersound concedida em 2022, Deborah relembrou sua adolescência, quando era apaixonada pela banda Genesis e queria seguir os passos do irmão. Acontece que ela foi desencorajada por John.

Deborah Bonham revelou que ele não considerava o Rock e o Blues bons lugares para mulheres, embora não tenha ficado claro se John tinha uma visão machista ou se apenas reconhecia o machismo na indústria:

Quando eu era adolescente já pensava em me apresentar, mas John dizia que o Rock e o Blues não eram bons lugares para meninas. Ele queria que eu fosse veterinária ou advogada! Acabei cantando ópera por um tempo [antes de estrear uma carreira no Rock].

Deborah fala sobre o irmão John Bonham

Deborah Bonham estreou sua carreira na música cinco anos após a morte do irmão, em 1985, com um forte incentivo do vocalista do Led Zeppelin, Robert Plant, e de seu sobrinho Jason Bonham, filho de John.

O disco de estreia For You and the Moon é fortemente inspirado pelo Blues e gerou críticas positivas no Reino Unido. Deborah lançou mais dois álbuns em 2004 e 2008 e atualmente, com 61 anos, ela continua fazendo shows pela Europa e Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM: Led Zeppelin em 4K: registros históricos de show em 1977 são disponibilizados em alta qualidade

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!