Led Zeppelin em 4K, filmagens históricas de 1977
Reprodução/YouTube

O ano começou com um presente pra lá de especial para os fãs do Led Zeppelin.

Cerca de 23 minutos de registros raros da performance histórica do grupo britânico de Rock no Pontiac Silverdome, em Pontiac, Michigan, realizado em 30 de Abril de 1977, foram compartilhados online.

As imagens do evento, que contou com um público de 76.200 pessoas, foram disponibilizadas em um canal do YouTube dedicado ao arquivo do falecido Jim Kelly, mais conhecido como “Speedy”.

Kelly era um fotógrafo profissional e apaixonado por música que filmava com frequência em sua câmera 8mm os shows aos quais assistia na década de 1970. Em sua lista, estão apresentações de Van Halen, Alice Cooper, Yes, Queen, Rush, Pink Floyd e outros (via Louder Sound).

Imagens raras de show do Led Zeppelin são divulgadas

Os registros especiais foram compartilhados com o público depois de um incrível trabalho em equipe.

As gravações foram inicialmente transferidas para o digital pelo Genesis Museum – responsável pela recente remasterização em 4K de apresentações do Genesis no Shepperton Studios, em 1973 – e em seguida a produção foi feita por outro fã do Genesis, chamado de Ikhnaton.

Já o trabalho de restauração do filme e a sincronização com o áudio não oficial foi realizado por dois nomes conhecidos da comunidade de fãs do Led Zeppelin: Etienne e LedZepFilm, respectivamente. Sobre o processo, o último declarou:

Normalmente eu sincronizo o filme de acordo com a fonte de áudio. Às vezes, posso ajustar o áudio se ele for muito rápido ou lento para os meus ouvidos e depois partir daí. Alguns clipes podem ser ajustados de maneira diferente de outros. Mas é claro, como você provavelmente sabe, a velocidade nunca pode ser realmente 100% correta porque ambas as fontes são analógicas!

No vídeo disponibilizado, é possível observar uma série de cinegrafistas espalhados pelo palco durante o show mas, segundo a Louder Sound, muitos deles foram contratados pela produtora Worldstage para projetar imagens ao vivo da banda na grande tela de vídeo do palco e os arquivos dos registros feitos não foram salvos.

Confira esse registro raro e sensacional do show do Led Zeppelin no Pontiac Silverdome logo abaixo!

Led Zeppelin em 4K – ao vivo em 1977

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!