Discurso antigo de Renato Russo sobre extremismos viraliza e assusta pela semelhança com Brasil de 2024
Reprodução/Twitter

Em 1994, Renato Russo lançou seu primeiro disco fora da Legião Urbana, chamado The Stonewall Celebration Concert. Repleto de conceito, o álbum gerou várias entrevistas incríveis em que o cantor falou sobre a realidade da época, mas poderia muito bem estar descrevendo 30 anos no futuro.

Todo cantado em inglês, o disco tem versões de Bob Dylan, Billy Joel, Lionel Richie e outros grandes da música americana, e faz referência à Revolta de Stonewall, marco da luta pelos direitos LGBTQIA+ em Nova Iorque.

Mas o projeto, na verdade, trata de questões muito sensíveis no Brasil daquela época. O disco teve parte da arrecadação revertida para a Ação da Cidadania contra a Fome, do ativista Betinho, e traz em seu encarte contatos de organizações que apoiam grupos vulneráveis no nosso país pós-ditadura.

Discurso antigo de Renato Russo viraliza no Twitter

Um vídeo que viralizou recentemente no Twitter mostra Renato Russo à época, explicando que a ideia de The Stonewall Celebration Concert não era se distanciar da Legião Urbana, e sim uma oportunidade para se posicionar politicamente.

O vocalista falou sobre grupos extremistas que pipocavam pelo Brasil naquele momento como fascistas, nazistas e skinheads:

É pra falar contra o fascismo mesmo. Eu acho que a grande imprensa tá vacilando, tem jornais grandes aqui do Rio de Janeiro dando página inteira pra fascista. […] São sexistas, são intolerantes, são idiotas. O problema é que são idiotas com ideologia. E eu como pessoa, como indivúdio e como artista, pelo menos pra manter a minha consciência tranquila, seria legal dar uma resposta a isso.

LEIA TAMBÉM: Jovem cantor do metrô de São Paulo viraliza com voz que lembra Renato Russo; vídeo

Renato Russo: “será que o povo esqueceu?”

O eterno Renato Russo também destacou o crescimento da extrema direita pelo planeta e, aqui no Brasil, algo que vivemos com muita força nos últimos anos: pessoas desejando um novo golpe militar:

Tem gente aqui no Brasil que tá com esse papo, ‘Ah não, os militares tem que voltar’. Imagina, menos de 10 anos atrás a gente ainda tinha militar no poder, será que o povo esqueceu? Será que nós esquecemos como é ruim não ter liberdade? E é fascista sendo eleito na Inglaterra, fascista sendo eleito na Rússia, aqui na América do Sul já tivemos o Fujimori e tem um bando de babaca aqui no Brasil.

Mal sabia ele de alguns personagens que passariam pelo Brasil, Argentina e Estados Unidos depois disso, né?! Assista ao vídeo que viralizou com a fala de Renato ao final da matéria.

Música da Legião Urbana é usada por bolsonaristas

Recentemente, o filho de Renato Russo, Giuliano Manfredini, se incomodou com o uso do clássico “Que País É Este” da Legião Urbana em conteúdos publicados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Giuliano, que é representante do espólio do cantor, enviou uma notificação extrajudicial à proprietária do TikTok solicitando que todos os vídeos fossem removidos da plataforma. Saiba mais nesta matéria.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!