Recentemente, nós te mostramos por aqui a noite em que Dave Grohl apresentou o Foo Fighters para o mundo, aparecendo pela primeira vez na TV. Mas por que o baixista Krist Novoselic, do Nirvana, não estava na primeira formação da banda?

Kurt Cobain faleceu em abril de 1994, e seis meses depois Dave se trancou num estúdio em Seattle e gravou um disco inteiro sozinho, como um processo terapêutico para lidar com a morte do amigo. Trata-se do álbum de estreia dos Foos, autointitulado, que saiu em 1995.

Para apresentar as músicas ao vivo, ele convocou o baixista Nate Mendel e o baterista William Goldsmith, ambos com passagem pela banda Sunny Day Real Estate, e também o icônico guitarrista Pat Smear, que surgiu no Germs e fazia turnês com o Nirvana.

O fato de Pat ser um músico de apoio, e não membro oficial da lendária banda Grunge, é justamente o que explica por que ele foi convidado para o Foo Fighters e Krist Novoselic não.

Dave Grohl explica por que Krist Novoselic não entrou no Foo Fighters

Em entrevista à Rolling Stone após o lançamento do primeiro disco do Foo Fighters, Dave Grohl disse que ele e Krist Novoselic mantiveram a amizade após o fim do Nirvana, e se falavam sempre para saber se estava tudo bem.

Nessas conversas, o baterista e o baixista até cogitaram continuar tocando juntos, mas tiveram receio da pressão que isso geraria especialmente sobre Dave, que assumiria os vocais “no lugar” de Kurt Cobain:

Nós conversamos sobre isso [formar outra banda juntos], mas simplesmente não rolou. Para Krist e eu teria sido muito natural e muito bom, mas para o resto do mundo seria estranho, e teria me colocado numa posição bem ruim. Eu teria sido realmente colocado sob o microscópio.

Faz sentido, né?

O que Krist Novoselic fez após o fim do Nirvana?

No mesmo ano da morte de Kurt, Krist Novoselic também criou seu próprio projeto, o Sweet 75, ao lado da cantora venezuelana Yva Las Vegass. Após um único disco, o baixista seguiu para outras colaborações com nomes como Johnny Cash, Mark Lanegan e Jello Biafra.

Ele já se apresentou ao vivo com o Foo Fighters algumas vezes, e gravou as músicas “Walking a Line”, do disco One By One (2002), e “I Should Have Known”, do Wasting Light (2011).

Dave Grohl revelou recentemente que, sempre que Krist está em Los Angeles, ele e Pat Smear se encontram com o baixista para tocar. O trio chegou a gravar algumas músicas juntos, mas seria apenas um “registro entre amigos”, e não uma “reunião oficial”.

Ainda temos esperança de ver esse supergrupo na ativa um dia!

LEIA TAMBÉM: Geddy Lee (Rush) aprende a cozinhar tomates com Krist Novoselic (Nirvana) em nova série

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!