David Gilmour (Pink Floyd)
Foto: Wikimedia Commons

O lendário guitarrista David Gilmour foi um dos grandes responsáveis por fazer o Pink Floyd se consagrar como uma das maiores bandas de Rock de todos os tempos.

Ao longo dos quase 50 anos em que o grupo britânico esteve em atividade, os fãs foram presenteados com verdadeiras obras-primas, que muitas vezes foram criadas em um ambiente de tensões criativas e brigas internas entre Gilmour e Roger Waters, mas que se tornaram um marco na história da música.

Com um catálogo tão extenso como o do Pink Floyd, era de se esperar que muitas pessoas ficassem curiosas em relação às preferências musicais dos integrantes. Certa vez, em 2006, David conversou com a Billboard (via Far Out) e acabou revelando algumas de suas faixas favoritas do Pink Floyd, mesmo tendo admitido no final que “há muitas delas”.

David Gilmour e suas músicas favoritas do Pink Floyd

Indicando que todas as faixas escolhidas eram músicas que ele considerava atemporais, David Gilmour iniciou sua lista com duas canções do aclamado disco de 1975 Wish You Were Here: a lendária faixa-título e a épica “Shine On You Crazy Diamond”.

Outra faixa escolhida pelo músico foi o grande hit “Comfortably Numb”, canção pela qual ele tem um sentimento especial e que integra o elogiado disco The Wall de 1979. Argumentando sobre seus solos favoritos, o músico apontou que esta faixa provocava um dos momentos mais icônicos para ele durante os shows do Pink Floyd:

Era um momento fantástico, posso dizer, estar de pé ali, e Roger acabando de cantar, e eu estou lá, esperando. Estou na escuridão total e ninguém sabe que estou lá ainda. E Roger desce e termina sua fala, eu começo a minha e os holofotes grandes são ligados e tudo continua e o público todo está olhando para frente e para baixo, e de repente há toda essa luz lá em cima e todos eles meio que… suas cabeças se levantam, tem uma coisa lá em cima e o som está saindo e tudo mais. Todas as noites havia uma espécie de… de cerca de 15.000 pessoas. E isso é uma coisa, vou te dizer.

Confira a seguir a lista completa com as músicas mencionadas por David Gilmour como suas preferidas do Pink Floyd!

As 6 melhores músicas do Pink Floyd segundo David Gilmour

“Shine On You Crazy Diamond”

“Wish You Were Here”

“Comfortably Numb”

“High Hopes”

“The Great Gig in the Sky”

“Echoes”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!