David Gilmour, do Pink Floyd, ao vivo em Pompeia
Reprodução/YouTube

David Gilmour é considerado um dos maiores guitarristas da história e serve de inspiração para uma legião de amantes da música e para outros artistas graças ao seu trabalho incontestável com o Pink Floyd.

Porém, é claro que o músico também foi influenciado por uma série de outros guitarristas que o ajudaram a moldar o seu estilo de tocar e fazer contribuições fundamentais para o Rock, assim como para consolidar sua carreira solo.

Ao longo de sua trajetória de mais de seis décadas, Gilmour sempre fez questão de enaltecer os artistas que tiveram um significado especial em sua vida e, principalmente, que contribuíram para sua brilhante carreira musical. Em entrevista à Uncut (via Far Out), o astro indicou algumas de suas referências iniciais quando ele decidiu tocar guitarra:

Tentar ser muito original quando se é muito jovem possivelmente não é a melhor coisa. Mas aprendi a copiar Pete Seeger, Leadbelly, Jeff Beck, Eric Clapton, Jimi Hendrix. Todo tipo de gente.

Em uma outra entrevista, David Gilmour explicou que o ato de copiar outras lendas da música, acrescentando nomes como Hank Marvin, Joni Mitchell e outros, foi uma técnica que eventualmente fez surgir o seu próprio jeito de tocar. Em 1981, o artista chegou a listar Marvin como uma de suas principais influências declarando que “ele foi o primeiro grande herói da guitarra elétrica para nós, britânicos”.

Guitarristas que influenciaram David Gilmour

Entre os guitarristas que também tiveram um importante papel no início da jornada musical de Gilmour estiveram ainda Jimi Hendrix e Eric Clapton. O primeiro encantou David com sua sonoridade psicodélica e sua habilidade para tocar e, ao falar sobre a primeira vez que viu o saudoso guitarrista tocar, ele disse:

Jimi Hendrix, fantástico. Fui a uma boate em South Kensington em 1966, e um garoto subiu no palco com Brian Auger e o Trinity, segurou o violão ao contrário e começou a tocar. Eu e todo o lugar ficamos de queixo caído.

Já Clapton inspirou o guitarrista tanto ao explorar a psicodelia com o Cream como com o Blues Rock ao integrar o grupo Derek and the Dominos e através de sua carreira solo. Curiosamente, outro artista que entrou para a lista de guitarristas favoritos do vocalista do Pink Floyd foi George Harrison. Certa vez, Gilmour falou sobre a importância dos Beatles em entrevista ao Mojo:

[Eles] me ensinaram a tocar violão; eu aprendi tudo. As partes do baixo, o solo, o ritmo, tudo. Eles foram fantásticos.

Outro ponto curioso é que uma das maiores influências que refletiu na sonoridade de David é justamente o músico que ele substituiu no Pink Floyd: Syd Barrett. Os dois artistas tocavam juntos desde 1965, e Barrett foi um importante professor para Gilmour.

Confira a seguir a lista completa com alguns dos guitarristas preferidos de David Gilmour!

Os 12 guitarristas preferidos de David Gilmour

Eric Clapton

Jimi Hendrix

Jeff Beck

Chuck Berry

George Harrison

Joni Mitchell

Hank Marvin

Pete Seeger

John Fahey

Roy Buchanan

LeadBelly

Syd Barrett

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!