Robert Plant e Jimmy Page do Led Zeppelin em
Reprodução/YouTube

É quase sempre um desafio para muitos artistas definir quais músicas de sua banda são suas favoritas. Ao longo de sua trajetória no Led Zeppelin, o lendário guitarrista Jimmy Page compartilhou em raros momentos algumas das faixas do grupo que tiveram um significado especial em sua vida.

A banda, que ficou oficialmente ativa por apenas 12 anos, marcou a história da música com seu vasto catálogo que inclui oito discos de estúdio e verdadeiros clássicos como “Immigrant Song”, “Kashmir”, “All My Love”, “Stairway to Heaven” e muitos outros.

A contribuição de Page no Zeppelin ficou conhecida tanto por seus solos poderosos de guitarra quanto também pelos riffs inovadores que ajudaram a tornar o Led Zeppelin, formado também por Robert Plant, John Paul Jones e pelo saudoso John Bonham, uma das bandas mais celebradas de todos os tempos.

O portal Rock and Roll Garage reuniu no final do ano passado explicações de Jimmy Page sobre algumas faixas que foram citadas por ele como as suas favoritas do Led Zeppelin. Confira a seguir!

As 3 melhores músicas do Led Zeppelin segundo Jimmy Page

“Kashmir” (1975)

Apesar de Jimmy Page sempre ter declarado que era uma missão difícil escolher apenas uma música favorita do Led Zeppelin, o influente guitarrista revelou à Rolling Stone em 2012 qual faixa de seu grupo era dona do seu riff de guitarra favorito. Escolhendo “Kashmir”, que integra o disco Physical Graffiti de 1975, ele explicou:

É difícil ser questionado: ‘Qual é a sua música favorita do Zeppelin?’ Todas elas eram. Todas elas deveriam estar nesses álbuns. [Pausa] Acredito que ‘Kashmir’ seja a escolha certa. Eu sabia que ela não era apenas algo baseado na guitarra. Todas as partes da guitarra estariam lá. Mas a orquestra precisava ficar ali, refletindo essas outras partes, fazendo o que os violões fariam, mas com as cores de uma sinfonia. John Paul Jones escreveu a partitura disso. Mas fui eu que disse: ‘John, é assim que tem que ser’. Eu sabia e ouvi.

“Whole Lotta Love” (1969)

Em 2014, depois do Led Zeppelin já ter lançado as versões remasterizadas de seus três primeiros discos de estúdio, Page respondeu as dúvidas de alguns fãs em uma entrevista ao Telerama sobre as primeiras obras do grupo.

Questionado sobre suas músicas preferidas, uma das escolhas de Jimmy foi “Whole Lotta Love”, grande sucesso do segundo disco da banda, Led Zeppelin II, disponibilizado em 1969:

É muito difícil dizer com o Led Zeppelin, com todas as faixas que temos no catálogo, qual é a minha preferida. Porque tenho memórias separadas para cada uma. [Também me lembro de] como foram registradas, o sentimento, o que significam; tudo isso tem a ver. Mas para escolher uma faixa e realmente poder acessar a ideia do que vem com o áudio do disco complementar e o lançamento seria ‘Whole Lotta Love’. Porque mostra que é uma mixagem no final daquela noite de gravação e é muito difícil, é muito bom. Quando você ouve, você vê quanto trabalho foi necessário para a versão final de ‘Whole Lotta Love’. Acho que é uma das minhas favoritas.

Em 2020, ao Total Guitar, Page apontou ainda que o riff de guitarra da música escolhida era algo novo e continua sendo. Além disso, afirmou que toda vez que os acordes de “Whole Lotta Love” são tocados, sabe que isso gera um sorriso no rosto de uma pessoa.

E tem mais: em 2014, ao The Wall Street Journal, o guitarrista lembrou que o riff foi criado no verão de 1968, um ano antes da música ser lançada, quando ele estava em sua casa flutuante ao longo do rio Tâmisa, em Pangbourne, Inglaterra. Ele contou:

Acredito que meu amor inicial por grandes introduções de guitarristas de rockabilly tenha sido uma inspiração. Mas assim que desenvolvi o riff, soube que era forte o suficiente para conduzir a música inteira. Não bastava abri-la. Quando toquei o riff da banda na minha sala, várias semanas depois, durante os ensaios do nosso primeiro álbum, a empolgação foi imediata e coletiva. Sentimos que o riff era viciante. Como uma coisa proibida.

“Since I’ve Been Loving You” (1970)

Na mesma sessão de perguntas e respostas com os fãs na entrevista ao Telerama, Jimmy Page também incluiu na sua lista de músicas favoritas do Led Zeppelin a faixa “Since I’ve Been Loving You”, que integra a tracklist do terceiro álbum do grupo britânico, Led Zeppelin III, de 1970.

Sobre a faixa em si, o músico relembrou do dia em que ela foi gravada e da sintonia com seus colegas de banda:

‘Since I’ve Been Loving You’ foi gravada em uma noite diferente daquela que está no álbum. Isso mostra como nós quatro trabalhávamos tão bem juntos. Obviamente ensaiamos esse número, mas aí contamos um, dois, três, quatro, apertamos o botão vermelho [para iniciar a gravação] e é isso que você ouve.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!