Beatles no clipe de
Reprodução/YouTube

Os Beatles estiveram em atividade ao longo de apenas oito anos, mas seu ritmo de produção era surpreendente. O aclamado grupo britânico chegou a gravar um total de 213 músicas, quantidade essa que chama atenção, principalmente, se tratando de um grupo de quatro rapazes de 20 e poucos anos.

Por mais que os Fab Four sejam reconhecidos por seus grandes sucessos, a exigência do contrato com a EMI de gravar aproximadamente dois álbuns de estúdio por ano, além de singles a cada três meses, poderia resultar em algumas faixas que não agradaram muito o público – e até mesmo os próprios integrantes da banda.

Apesar do saudoso John Lennon ser conhecido por expressar com mais frequência seu desprezo por algumas músicas do catálogo da banda, todos os integrantes compartilharam em algum momento suas faixas menos favoritas. Os motivos para entrar nesta categoria eram diversos, indo desde canções que apenas preenchiam os discos como também outras que eram vistas como desrespeitos pessoais.

Confira a seguir uma lista com oito músicas dos Beatles que eram odiadas pela própria banda!

8 músicas dos Beatles que a banda odiava

“Maxwell’s Silver Hammer”

Nos últimos anos da carreira dos Beatles, Paul McCartney começou a deixar seus colegas irritados com sua insistência pela perfeição. Uma música crucial que marcou a insatisfação do grupo foi “Maxwell’s Silver Hammer”, faixa de Abbey Road que foi desprezada por todos os integrantes com exceção de Paul.

Em entrevista a David Sheff para a Playboy (via Far Out) em 1980, Lennon declarou:

Eu odiei. Tudo que me lembro é da gravação – ele nos fez tocá-la cem milhões de vezes.

Ringo Starr e George Harrison concordavam com John e, em entrevista à Rolling Stone, o baterista apontou:

A pior sessão de todos os tempos foi ‘Maxwell’s Silver Hammer’. Foi a pior faixa que já tivemos que gravar. Ela durou semanas.

Será que já começamos com a mais odiada? Calma que vem mais…

“Little Child”

Apesar de não haver tanta animosidade quanto a anterior, outra canção que também não agradou os músicos foi “Little Child”.

Ela foi escrita para Ringo Starr, que tinha um alcance vocal limitado, e por isso muitas vezes as composições precisavam ser mais simples. Sobre a faixa, McCartney explicou certa vez:

‘Little Child’ era uma questão profissional. Certas músicas vieram de inspirações e você simplesmente as seguiam. Algumas outras músicas eram, ‘Certo, vamos lá, [temos] duas horas, [vamos fazer a] música do Ringo para o álbum’.

“Hold Me Tight”

Macca foi considerado por muitas pessoas como um dos nomes principais dos Beatles, e talvez por isso ele tenha sido um pouco mais conservador em suas críticas quando falava sobre as obras do quarteto.

Os raros momentos em que o baixista e vocalista apareceu criticando alguma faixa só aconteceram quando algo realmente não agradou o artista. Entre os exemplos disso está “Hold Me Tight”, do disco With The Beatles. Sobre a canção, ele praticamente repetiu o sentimento de “Little Child”:

Não consigo me lembrar muito dela. Certas músicas eram apenas músicas de ‘trabalho’… você não tem muita memória delas. Essa é uma delas.

Lennon concordou, descrevendo a faixa como “uma música muito ruim” e na qual ele “nunca esteve realmente interessado”.

“It’s Only Love”

Outra situação rara na trajetória dos Beatles era encontrar uma faixa que tanto McCartney como Lennon não estivessem satisfeitos em relação ao seu resultado. Um dos poucos exemplos aconteceu com “It’s Only Love”, gravada para o disco Help!, de 1965. Lennon soltou o verbo sobre a faixa em conversa com David Scheff:

‘It’s Only Love’ é minha. Sempre achei que era uma música péssima. A letra era péssima. Sempre odiei essa música. Essa é a única música que eu realmente odeio. Letra terrível.

Macca também expressou sua falta de admiração pela música a Barry Miles no livro Many Years From Now:

Às vezes não brigávamos se a letra saísse um tanto branda em algumas dessas músicas de ocupar espaço, como ‘It’s Only Love’. Se uma letra fosse realmente ruim, nós a editaríamos, mas não éramos tão exigentes com isso, porque é apenas uma música de Rock and Roll. Quer dizer, isso não é literatura.

Tá valendo, né?

“Good Morning Good Morning”

Outra faixa que foi totalmente criticada por John Lennon em sua entrevista com David Scheff foi “Good Morning Good Morning”, que integrou o disco Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band.

Sobre a canção, que foi inspirada na música tema usada no comercial de Corn Flakes, ele apontou:

É descartável, um pedaço de lixo, sempre pensei isso. Eu sempre deixava a TV muito baixa ao fundo quando estava escrevendo, e isso apareceu, e então escrevi a música.

“Birthday”

Uma música que também desprezada pelo saudoso Lennon foi “Birthday”, que surgiu enquanto Paul McCartney assistia ao filme The Girl Can’t Help It, de 1956, ao longo das sessões de gravação do The White Album.

Apesar de Macca lembrar da música que integrou o terceiro lado do disco com carinho e inclusive tê-la em seu repertório mais recente de turnê, Lennon foi para o lado oposto:

‘Birthday’ foi escrita em estúdio. Acho que Paul queria escrever uma música tipo ‘Happy Birthday Baby’, o antigo hit dos anos 50. Mas foi meio que inventada no estúdio. Era um pedaço de lixo.

“Mean Mr. Mustard”

Como muitos sabem, boa parte do The White Album surgiu na Índia enquanto os Beatles estudavam Meditação Transcendental com Maharishi Mahesh Yogi em 1968.

Curiosamente, a curta faixa “Mean Mr. Mustard” foi escrita por John Lennon no retiro, mas ela só foi resgatada pela banda quando eles montaram o medley final de seu penúltimo disco Abbey Road. Sobre a música, no entanto, Lennon não teve palavras carinhosas:

Sou eu, escrevendo um pedaço de lixo. Eu li em algum lugar no jornal sobre um cara malvado que escondia notas de cinco libras, não no nariz, mas em outro lugar.

“Dig a Pony”

John Lennon não estava passando por um período muito fácil durante a gravação do último disco dos Beatles, Let It Be. O astro, que namorava Yoko Ono, estava tendo problemas com drogas e acabou se envolvendo muito pouco com o álbum do grupo.

Uma das faixas escritas por ele, no entanto, foi “Dig a Pony”. Com uma letra sem muito sentido, esta foi mais uma canção classificada como “um pedaço de lixo” por Lennon, que disse:

Você apenas pega as palavras e as junta, e vê se elas têm algum significado. Algumas delas têm e outras não.

Pelo visto, parece que “Maxwell’s Silver Hammer” foi realmente a campeã de ódio entre os quatro!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!