Ringo Starr no programa de Howard Stern
Reprodução/YouTube

Dá pra imaginar um show dos Beatles em 1966, quando eles estavam no auge com o álbum Revolver e eram a banda mais importante do planeta, não receber nenhuma cobertura da imprensa e terminar com o Fab Four sendo hostilizado?

Pois é, nem só de Beatlemania viveram os anos 60 – pelo menos não no continente asiático – e os músicos ingleses acabaram fazendo inimigos em Manila quando foram convidados para tocar na capital das Filipinas.

Na época, o então presidente Ferdinand Marcos queria beneficiar seu governo com a imagem dos Beatles, e pretendia estender o tapete vermelho para a banda e apresentar Paul, John, George e Ringo à sua esposa Imelda Marcos, que era uma grande fã.

Só que a banda não costumava posar em eventos sociais, muito menos com autoridades políticas envolvidas, então eles “apenas” realizaram o show e voltaram para o hotel, prontos para voltarem para casa no dia seguinte. Só não imaginavam a dificuldade que isso seria.

O dia em que os Beatles foram chutados das Filipinas

Em depoimento que estará no livro All You Need Is Love: The End of the Beatles, que será lançado pelo empresário Peter Brown, Ringo Starr contou bastidores daquele dia e explicou por que a banda decidiu não encontrar o presidente das Filipinas e sua esposa (via Far Out):

O ponto principal da história é que a sra. Marcos queria nos ver, mas nós dissemos que não, porque não queríamos. Nosso trabalho era o show e esses encontros nunca são muito divertidos mesmo. Acordamos de manhã e ligamos na recepção para pedir os jornais, porque queríamos ver o que tinham achado do show, mas não tinha nada ali. Pedimos as revistas, nada também. Ligamos a TV e o telejornal dizia que nós não tínhamos aparecido para tocar! Estava em todos os canais, as pessoas nos odiavam. Ficamos com apenas um policial na escolta, sendo que na chegada foram uns mil.

Ringo Starr se escondeu atrás de freira em Manila

No aeroporto, os Beatles sofreram os efeitos da mentira que a TV local tinha veiculado, e precisaram lidar com uma multidão furiosa. Segundo Ringo Starr, ele e Lennon chegaram a se esconder atrás de freiras:

Chegamos ao aeroporto e foi uma loucura. John e eu ficamos escondidos atrás de algumas freiras. Pensávamos que, por ser um país católico, se nos escondêssemos atrás das freiras estaríamos protegidos. Mas nos pegaram e nos mandaram para o andar de cima. Chegando lá, brigaram com a gente dizendo que a passagem estava errada, e nos mandaram pro andar de baixo de novo. Aí eles ficaram movendo a gente de um lugar pro outro enquanto as pessoas gritavam para nós naquela língua estranha. Até que finalmente chegamos ao avião. Nenhum de nós foi fisicamente ferido – cuspiram, humilharam, mas não fomos fisicamente feridos.

Os Beatles, como era de se esperar, nunca mais fizeram shows nas Filipinas. Que loucura!

LEIA TAMBÉM: Paul McCartney e Ringo Starr se divertem em encontro raro; vídeos

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!