Richard Wright (Pink Floyd)
Foto via Wikimedia Commons

O lendário e saudoso Richard Wright deixou um grande legado na música através de sua brilhante contribuição enquanto integrante do Pink Floyd.

Para alcançar o som inovador apresentado pelo icônico grupo de Rock Progressivo, formado inicialmente também por Syd Barrett, Nick Mason Roger Waters, o habilidoso tecladista e compositor buscou inspiração nas obras que marcaram sua trajetória.

A visão criativa de Wright também foi explorada em outros projetos, como em seus dois discos solo, na breve formação da dupla Zee, formada por ele e por Dave Harris do grupo Fashion, e em sua contribuição como parte da banda regular de turnê de David Gilmour, com quem também trabalhou no Pink Floyd.

As influências que moldaram o som do Pink Floyd

Em uma entrevista com um fã site, Rick Wright conversou sobre sua enorme coleção de discos e revelou dez de seus discos favoritos.

A lista que você pode conferir logo abaixo inclui obras de artistas como The Band, Talking Heads e Peter Gabriel, além de mostrar a admiração do músico pelo Blues.

Ao comentar sobre esse estilo especificamente, o tecladista disse que poderia surpreender muitas pessoas mas argumentou que “as influências no Floyd vieram de muitas áreas diferentes”.

Confira a seguir a lista com os 10 discos preferidos de todos os tempos de Richard Wright!

Os 10 discos favoritos de Richard Wright

The Band – Music From Big Pink

A peça central deste álbum, ‘The Weight’, é uma música incrível. Lembro-me de ver a The Band no Albert Hall no final dos anos 60 e na minha cabeça posso praticamente ouvi-los cantando ‘The Weight’ naquele show até hoje. A maneira como a música é cantada é tão emocionante que mal consigo descrevê-la. Como você descreve uma resposta emocional à música? Eu poderia dizer que uma peça se move de Mi bemol maior para Fá sustenido ou algo assim, mas esse não é o ponto, não é? A Band era a melhor coisa que acontecia naquela época.

Quando entrei no Floyd pela primeira vez, eu não gostava nada de música pop – ouvia jazz e quando os Beatles lançaram ‘Please Please Me’, não gostei nada. Na verdade, achei que era totalmente pueril. Não havia muita coisa na época que me entusiasmasse, mas então eu vi a The Band e eles eram totalmente diferentes, totalmente emocionantes. Como todas essas gravações, há algo neste álbum que me toca emocionalmente. A música é simplesmente adorável e torna esta uma escolha particularmente sentimental. Devo também mencionar ‘Tears of Rage’ – uma música brilhante.

Jeff Beck – Jeff Beck’s Guitar Shop

No que diz respeito aos guitarristas de rock, Jeff Beck deve ser meu maior herói de todos os tempos. Ele começou como guitarrista de blues assim como [Eric] Clapton, mas investigou muito mais as possibilidades do instrumento. Você provavelmente não sabe disso, mas quando Syd deixou o Pink Floyd, nós convidamos Jeff Beck para entrar, ele foi nossa primeira escolha.

Ele estava bem na época, então nos recusou. Há uma faixa na Guitar Shop chamada ‘Where Were You?’, é apenas uma linda e melódica sequência de guitarra. Adorei tanto que levei essa sensação para um instrumental chamado ‘Sweet July’ no meu novo álbum solo. Eu queria que Beck participasse, mas ele recusou. De novo.

Aaron Copland – Appalachian Spring: Bernstein Conducts Copland

Aaron Copland é um compositor clássico americano e esta é sua obra mais famosa. Eu o descobri no final dos anos 60, depois de ouvir algo no rádio. Como todas as minhas músicas favoritas, há algo no material dele que me toca; eu acho que é a progressão de acordes e as linhas melódicas logo acima deles que fazem isso por mim aqui – e o fato de ser muito pacífico.

Quando ouço muitas das coisas que toquei ao longo dos anos, sinto que fui fortemente influenciado por Copland, ainda que inconscientemente. Faz algum tempo que não toco isso, mas está armazenado com segurança na memória e puxar o álbum definitivamente me forçará a consertar meu toca-discos quebrado.

Miles Davis – Porgy and Bess

Eu poderia muito bem dar a vocês dez discos de Miles Davis como meus dez discos favoritos de todos os tempos. A primeira música que ouvi foi a clássica, porque eu estava crescendo antes do rock’n’roll, mas depois fui exposto ao jazz nas estações de rádio e comecei a ouvir músicos mais tradicionais como Humphrey Lyttelton e Kenny Ball. Então eu descobri o disco ‘Kind of Blue’ de Miles Davis e fiquei muito animado.

‘Porgy and Bess’ é um disco brilhante – a coisa mais próxima de ouvir um trompete soando como se fosse uma voz humana. Eu tenho que colocar esse disco do começo ao fim, porque ele te paralisa. As pessoas podem ficar surpresas ao me ouvirem tão apaixonado pelo jazz, mas as influências no Floyd vieram de muitas áreas diferentes. Syd gostava mais de Bo Diddley; eu tive a abordagem mais clássica. Se eu fosse forçado a escolher um disco favorito de todos os tempos, provavelmente seria esse.

Brian Eno & David Byrne – My Life In The Bush Of Ghosts

Muitas vezes elogiei as habilidades musicais de [Brian] Eno, mas junto com seu talento ele também é um cara muito legal. Uma loucura, não é? Isso me deixou perplexo quando o ouvi pela primeira vez – cheio de loops de bateria, samples e paisagens sonoras, coisas que realmente consideramos naturais agora, mas que eram inéditas em todos os círculos musicais da época, exceto nos mais progressistas.

Tem uma música chamada ‘The Jezebel Spirit’ onde há um trecho de uma pregação e a maneira como os sons foram mixados era tão nova que era incrível. E como se não bastasse, havia também a voz de David Byrne, pela qual quase vale a pena comprar qualquer álbum.

Peter Gabriel – Passion

Admiro quase tudo que Peter Gabriel já fez, do progressivo à world music e ao pop. Ele é um grande homem com grandes ideias – ah, e ele é um grande músico. Este álbum apresenta instrumentais da trilha sonora que ele escreveu para o filme de [Martin] Scorsese, ‘A Última Tentação de Cristo’, além de alguns trechos adicionais. Eu me sinto muito próximo dessas músicas. Acho que, de muitas maneiras, Peter ouve música da mesma forma que eu, então devo dizer que ele tem uma alma gêmea.

Steely Dan – The Royal Scam

Outra banda maravilhosa. Há algo na faixa-título que insiste em que eu a ouça imediatamente. Posso não ouvi-lo há seis ou sete anos, mas foi implantado no meu cérebro e é isso que eu acho que faz dos discos favoritos coisas que você não consegue tirar da cabeça. Eu realmente admirei Steely Dan e quase escolhi ‘Aja’ para esta lista, mas finalmente optei por ‘The Royal Scam’ por causa daquela faixa. E se eles tocarem juntos novamente? Tenho muito cuidado em ver bandas que se reúnem – você pode reacender a magia?

Talking Heads – Remain in Light

‘Remain in Light’ realmente me nocauteou com todos os encontros rítmicos. O baixo parece nunca chegar onde você esperava. Se você quiser ouvir algumas coisas rítmicas incríveis que realmente funcionam, então a faixa-título é o lugar para estar. É claro que não analisei quando ouvi pela primeira vez, mas simplesmente sabia que havia algo diferente acontecendo.

Eno também faz isso o tempo todo, provavelmente por isso que ele e David Byrne se dão tão bem. Eu não conseguia parar de ouvir ‘Once in a Lifetime’ quando comprei o álbum, porque era o exemplo perfeito daquele fantástico truque dos Talking Heads, onde eles combinam peculiaridades com um verdadeiro ouvido melódico. Isso não é fácil de fazer, especialmente se você estiver tentando manter alguma integridade.

Você conseguia sempre dizer que essa banda não estava escrevendo para ser comercial – eles estavam apenas fazendo a música que realmente sentiam. Havia algo incrivelmente espontâneo neles. Nunca vi o Talking Heads ao vivo, embora desejasse ter visto. Esse é o problema de estar em uma banda. Você nunca tem tempo para ver alguém tocar. Quando eles estão em algum lugar, você invariavelmente está em outro lugar.

Henryk Górecki – Symphony Number 3

Quando eu estava gravando ‘Broken China’, meu novo álbum [na época], eu queria colocar um pouco de percussão e bateria em ‘Sweet July’, mas simplesmente não consegui entender a música certa. Então alguém sugeriu que precisávamos de algo que soasse como Górecki. Eu nunca tinha ouvido falar dele, então saí e comprei esse álbum e agora adoro ele. Embora Górecki seja um compositor clássico, penso nesta música como estando no mesmo espaço que Gabriel ou Eno, pacífica e etérea.

A voz também é incrível; é usada como qualquer outro instrumento, então toda a sensação é quase ambiente. Admito que a palavra sugere muita música terrível, mas ainda é a melhor maneira de descrever a sensação flutuante dela. Se algum dia estou tenso, esse é o tipo de álbum que coloco.

Talk Talk – The Colour of Spring

A simplicidade das músicas e a voz de Mark Hollis tornam este álbum simplesmente incrível. A primeira música, ‘Happiness Is Easy’, diz tudo – nada além de um baixo, uma caixa e um acorde estranho. Isso é Talk Talk, ótimas músicas e simplicidade com um toque especial.

O Pink Floyd nunca fez nada tão simples, exceto talvez ‘Wish You Were Here’, porque tenho tendência a colocar muita cor sonora na música. De certa forma, esse tipo de coisa é muito mais corajoso, porque não há absolutamente nada atrás do que se esconder. Por que isso me toca? Difícil dizer, mas tem o fator de bem-estar, que todos os meus discos favoritos têm. Eu não escolheria nada que não me fizesse sentir feliz.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!