Nota de Pesar

Antes de mais nada, o TMDQA! lamenta profundamente a morte de Ana Clara Benevides, de 23 anos, que desmaiou ontem (17) na grade do show de Taylor Swift, pouco antes do início da primeira apresentação no Rio de Janeiro, e perdeu a vida mais tarde, quando tentava ser reanimada por médicos do Hospital Municipal Salgado Filho, próximo ao estádio Nilton Santos. Nós prestamos nossa solidariedade à família e manifestamos nossa mais sincera torcida para que casos como este não se repitam.

Taylor Swift finalmente chegou ao Brasil após o cancelamento da turnê em 2020 por conta da pandemia e, apesar de ter entregado um espetáculo absolutamente impressionante para os fãs, o primeiro show da turnê brasileira, infelizmente, ficou marcado pela tragédia que custou a vida de Ana Clara Benevides.

Após a apresentação de ontem (17) no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, a própria cantora, ao saber da morte da jovem de 23 anos, se manifestou e afirmou estar “devastada” pela fatalidade.

A TF4, produtora responsável pelos shows da artista americana no Brasil, também se pronunciou e prometeu uma série de ações para amenizar os efeitos da onda de calor extremo que tem feito na cidade, até porque, neste sábado (18), a temperatura máxima no RJ é de 42º, ainda mais quente que ontem, quando a sensação térmica no Nilton Santos superou a marca dos 60º.

Abertura com Sabrina Carpenter

A programação no estádio começou cedo, com a abertura de Sabrina Carpenter às 18h25, que cantou sucessos como “Feather” e “Nonsense”, além de uma cover para “Dancing Queen”, do ABBA. Sem fazer a menor ideia da fatalidade que estava prestes a acontecer, Sabrina até brincou com o calor excessivo que fazia e arrancou risadas da plateia.

Pouco depois do relógio marcar 19h30, Taylor surgiu diante de mais de 60 mil fãs, que, àquele momento, fizeram um barulho ensurdecedor. Acredita-se que foi nesse momento que Ana Clara desmaiou na grade e foi socorrida pela equipe de bombeiros presente no estádio, sendo posteriormente levada ao Salgado Filho, onde sofreu uma segunda parada cardíaca e não resistiu.

O show de Taylor foi aberto pela introdução de “Miss Americana & the Heartbreak Prince” e a execução completa de “Cruel Summer”, causando grande impacto nos fãs, que cantaram em coro a letra inteira.

A turnê atual da artista passa por praticamente todas as fases de sua carreira, por isso o nome The Eras Tour, e Swift seguiu em homenagem ao álbum Lover (2019) com faixas como “The Man”, “You Need to Calm Down” e “The Archer”.

Logo em seguida, Taylor celebrou o disco Fearless (2008) cantando a música que dá título ao trabalho e as icônicas “You Belong With Me” e “Love Story”. A dobradinha de hits, claro, deixou a temperatura no local ainda mais aquecida e era possível ver muita gente se dirigindo ao posto médico, que teve altíssima rotatividade durante as três horas e meia de show.

Taylor Swift comemorou feito inédito no Nilton Santos

Nesse meio tempo, Taylor também comemorou o fato de ter sido a primeira artista mulher de fora do Brasil a se apresentar como atração principal dentro do Nilton Santos, recebendo muitos gritos e aplausos da plateia ao comentar o feito.

Mais para frente, a cantora dedicou o set ao disco evermore (2020) e a energia do público, que era absurda, deu uma pequena diminuída. Além da faixa-título cantada no estúdio ao lado de Bon Iver, Taylor cantou sucessos como “champagne problems” e “tolerate it”.

Aliás, nessa altura da apresentação, a americana de 33 anos reparou que os fãs estavam passando maus bocados na grade e interrompeu o show para pedir à produção que os ajudassem com copos de água para hidratação imediata. Quem estava no aperto na frente do palco, não queria desistir de sua visão privilegiada e, assim, tentava suportar a temperatura altíssima da noite carioca.

Enquanto a plateia resistia para aguentar até o final da performance de Taylor, a artista passeou por hits como “Delicate” e “Look What You Made Me Do”, ambos do álbum Reputation (2017), “Enchanted” e “Long Live”, do Speak Now (2010), “22” e “All Too Well”, do Red (2012), “the 1” e “cardigan”, do folklore (2020), “Blank Space” e “Shake It Off”, do 1989 (2014), e “Anti-Hero” e “Midnight Rain”, do Midnights (2022).

A despeito de seus haters, Taylor Swift provou que saber conquistar multidões e que tem talento suficiente para justificar seus impressionantes números. Carismática, ela soube dominar a audiência como poucos e envolveu completamente a plateia com uma estrutura de palco grandiosa que somente poucos artistas no mundo conseguem colocar em prática.

Como todo fenômeno Pop, Taylor já deve estar bastante calejada com as críticas e parece se colocar acima de qualquer ofensa jornalística. A cantora voltará ao Nilton Santos neste final de semana (18 e 19/11) e depois seguirá para São Paulo, onde tem shows marcados para os dias 24, 25 e 26 de Novembro.

Confira o setlist completo e nossa galeria exclusiva do show no Rio de Janeiro logo abaixo!

LEIA TAMBÉM: Segundo show de Taylor Swift terá novas medidas, diz prefeito do Rio de Janeiro

Setlist: Taylor Swift no Rio de Janeiro:

1. “Miss Americana & the Heartbreak Prince”
2. “Cruel Summer”
3. “The Man”
4. “You Need to Calm Down”
5. “Lover”
6. “The Archer”
7. “Fearless”
8. “You Belong With Me”
9. “Love Story”
10. “’tis the damn season”
11. “willow”
12. “marjorie”
13. “champagne problems”
14. “tolerate it”
15. “…Ready for It?”
16. “Delicate”
17. “Don’t Blame Me”
18. “Look What You Made Me Do”
19. “Enchanted”
20. “Long Live”
21. “22”
22. “We Are Never Ever Getting Back Together”
23. “I Knew You Were Trouble”
24. “All Too Well”
25. “the 1”
36. “betty”
37. “the last great american dynasty”
28. “august”
29. “illicit affairs”
30. “my tears ricochet”
31. “cardigan”
32. “Style”
33. “Blank Space”
34. “Shake It Off”
35. “Wildest Dreams”
36. “Bad Blood”
37. “Stay Beautiful”
38. “Suburban Legends”
39. “Lavender Haze”
40. “Anti‐Hero”
41. “Midnight Rain”
42. “Vigilante Shit”
43. “Bejeweled”
44. “Mastermind”
45. “Karma”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!