Foto stock YouTube
Foto por StockSnap via Pixabay

O YouTube anunciou oficialmente que está desenvolvendo neste momento um novo recurso que possibilitará a usuários selecionados fazer música com vozes geradas por inteligência artificial que imitam as originais de vários grandes artistas.

Como contou a Rolling Stone, o experimento chamado Dream Track permitirá que as pessoas façam uma solicitação de música descrevendo qualidades ou um conceito musical e a IA, posteriormente, vai gerar a canção.

No lançamento, nove artistas emprestarão suas vozes: Demi Lovato, Alec Benjamin, Charlie Puth, Charli XCX, John Legend, Sia, T-Pain, Troye Sivan e Papoose. Em publicação no seu blog, a plataforma do Google afirmou que os trechos das músicas terão até 30 segundos de duração.

YouTube anuncia ferramenta que clona vozes famosas com IA

Lyor Cohen, chefe global de música do YouTube, e Toni Reid, vice-presidente de experiências emergentes e comunidade, descreveram o Dream Track como “um experimento projetado para ajudar a explorar como a tecnologia poderia ser usada para criar conexões mais profundas entre artistas e criadores e, em última análise, seus fãs”.

Eles escreveram:

Combinados, esses experimentos exploram o potencial dos recursos de IA para ajudar artistas e criadores a ampliar suas imaginações e aumentar seus processos criativos. E, por sua vez, os fãs poderão se conectar com os criadores que amam de novas maneiras, aproximando-os por meio de ferramentas e experiências interativas. Tudo isso nos ajudará a iterar e aprimorar a tecnologia, informando as aplicações para o futuro. Imagine ser capaz de transformar pensamentos e ideias em música de maneira mais integrada; como criar um novo riff de guitarra apenas cantarolando ou pegar uma faixa pop em que você está trabalhando e dar um toque de reggaeton. Estamos desenvolvendo ferramentas prospectivas que podem dar vida a essas possibilidades e os participantes do Music AI Incubator poderão testá-las ainda este ano.

Vale lembrar que o Dream Track foi um dos vários novos recursos musicais de IA anunciados pelo YouTube e pelo Google. Vem mais por aí!

Charli XCX e Demi Lovato comentam participação no projeto de IA

Apesar de parecer um terreno perigoso, os artistas envolvidos no projeto comentaram  sobre a iniciativa de forma bastante otimista. Charli XCX, por exemplo, disse em comunicado:

Quando fui abordada pela primeira vez pelo YouTube, fui cautelosa e ainda sou. A IA vai transformar o mundo e a indústria musical de maneiras que ainda não entendemos totalmente. Este experimento oferecerá uma pequena visão das oportunidades criativas que poderiam se tornar possíveis e estou interessada em ver o resultado disso.

Já Demi Lovato fez um paralelo com a própria trajetória artística:

Minha carreira tem sido sobre ultrapassar limites e criar a música mais interessante para meus fãs. Tenho a mente aberta e espero que esta experiência com o Google e o YouTube seja uma experiência positiva e esclarecedora.

Será que vai dar certo?

LEIA TAMBÉM: BK’ encerra projeto audiovisual “ICARUS” em grande estilo com clipe que vira destaque no YouTube

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!