Conheça Melly, artista que movimentou a internet após ganhar como revelação no Prêmio Multishow
Reprodução/Twitter/Multishow

A vitória da cantora e compositora baiana Melly na categoria “Artista Revelação” do Prêmio Multishow na noite desta terça-feira (7) segue movimentando a internet.

Pouco antes de subir ao palco da premiação para encantar o público com seu single de sucesso “Azul”, em uma performance breve que também contou com Jão, Lulu Santos e IZA, a artista de apenas 22 anos foi anunciada como a vencedora do prêmio.

Entre os indicados da categoria “Artista Revelação” deste ano também estavam outros nomes de destaque de diferentes gêneros musicais, como Carol Biazin, KayBlack, Nadson o Ferinha, Thiago Pantaleão e Veigh.

Bastante impactada por ter sido escolhida pela Academia da 30ª edição do Prêmio Multishow como a grande vencedora, Melly esbanjou sinceridade ao receber o troféu:

Meu Deus, eu não preparei nenhum discurso, eu não fiz nada! Caramba, eu concorri ao lado de tantos artistas fenomenais. Eu fico incomensuravelmente feliz por estar levando esse aqui para casa, pra minha Bahia, pra minha família, pra meu pai, pra minha mãe, muito obrigada. A toda a minha equipe, a todo mundo que está aqui, obrigada demais, gente! Isso aqui significa tanto pra quem vive só de música, e a música é a razão, sabe? Que massa! Obrigada!

Continua após o vídeo

Melly é a “Artista Revelação” do Prêmio Multishow

Em meio a comentários debochados e pessoas desmerecendo o trabalho da cantora baiana, internautas e artistas, que já acompanhavam e admiravam a artista, saíram em sua defesa. O agitador cultural e co-ceo da Batekoo, Artur Santoro, declarou em seu perfil do Twitter:

Melly não tem gravadora, inclusive conquistou essa premiação vindo de Salvador e com nem 10% do dinheiro que os concorrentes possuíam. Feião esses bofes sem postura e pesquisa alguma querendo desmerecer a conquista de uma mina preta que tem se projetado pelo seu talento.

Quem também comemorou a vitória da artista e saiu em sua defesa foi a talentosa Luedji Luna:

Melly é o presente, e o futuro! A Bahia fora da caixa. Esqueça tudoooooo. Não TOLERAREI essa palhaçada!

O produtor musical e engenheiro de áudio Daniel Ganjaman, conhecido por trabalhos com Planet Hemp, Criolo, BaianaSystem e mais, comentou que mesmo “por razões equivocadas”, foi interessante a premiação de Melly ter motivado um debate na internet.

Isso porque fãs de outros artistas usaram os números de seus ídolos, através de plays e seguidores, para questionar a vitória de Melly. Para Ganjaman, “isso evidencia um comportamento de fandom bem superficial que é basilar pro modelo de mercado que se estruturou atualmente”. Na opinião do produtor, este modelo “vai deixar de ser hegemônico em breve” e você pode ler mais sobre isso na publicação a seguir.

Continua após a publicação

Tudo Azul com Melly

Criando uma relação com a música desde a infância por conta de seu pai, que é músico, Melly vem buscando profissionalmente seu espaço na indústria desde os 17 anos, quando lançou seu primeiro single “My Love”, em 2018.

A partir disso, a artista que tem uma voz inconfundível e poderosa foi explorando cada vez mais sonoridades que vão do R&B e Soul à MPB, Rap e Pagode Baiano, em canções como “Arte”, “Nêga”, “Soul” e outras até lançar em 2021 seu primeiro EP, Azul, que fez com que ela fosse apontada pelo TMDQA! na época como uma artista para você ficar de olho.

Apesar de seu trabalho ter se popularizado na capital baiana durante o isolamento causado pela COVID-19, a artista fez shows lotados na retomada pós-pandemia, com um número significativo de pessoas cantando suas faixas durante toda a apresentação.

Com o sucesso de músicas como “Azul”, “Barril” e “Luv”, que integram o EP, a cantora foi ganhando mais espaço na cena baiana e gravou parcerias como “Então Volta”, com Saulo Fernandes, e a envolvente “Ceder” em parceria com Hiran.

Em Agosto deste ano, Melly assinou contrato com a editora Altafonte, que irá administrar seu catálogo e também seu disco de estreia que está previsto para ser lançado entre o final deste ano e início de 2024.

Além disso, a artista começou a marcar presença em festivais de destaque pelo Brasil, passando por eventos como Meca (Inhotim), Rock The Mountain e outros. Tudo isso é só o começo!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!