10 músicas de Rock com letras perturbadoras que as pessoas amam
Imagens: Reprodução

A música é uma forma de descrever situações ruins, enfrentar os problemas e ajudar as pessoas a ressignificar seus traumas. E como essa agressividade está na natureza do Rock, muitos trechos no mínimo estranhos se tornaram muito famosos e acabam passando despercebidos por várias pessoas.

Principalmente no caso de quem não tem o inglês como língua materna, pode acontecer das pessoas cantarem grandes sucessos sem saber exatamente tudo que está sendo dito ali – vide os “fãs conservadores” de Rage Against The Machine.

De forma direta ou às vezes mais subjetiva, o Metallica falou sobre os horrores da guerra, por exemplo, enquanto o Pearl Jam escreveu sobre tiroteios em escolas. Outras bandas como Avenged Sevenfold, Nirvana e Offspring contaram em suas letras histórias de assassinatos, vício em drogas, abuso sexual e suicídio.

Inspirado nesta matéria da Loudwire, o TMDQA! selecionou 10 músicas chocantes do Rock que as pessoas cantam a plenos pulmões. Confira!

Metallica – “One”

A letra desta pedrada do álbum …And Justice for All (1988) descreve a chocante imagem de um soldado que perde os membros e os sentidos durante a guerra. O clipe usa imagens do filme “Johnny Vai à Guerra”, que se passa durante a Primeira Guerra Mundial.

LEIA TAMBÉM: 10 músicas que escancaram o peso da rotina

blink-182 – “Adam’s Song”

Este single de 2000 teve a influência mais notável do Emo no trabalho do blink-182 – tanto na letra como nas guitarras -, em oposição às baladas Pop Punk de discos anteriores. A faixa do Enema of the State aborda o delicado tema do suicídio.

The Offspring – “The Kids Aren’t Alright”

A música do álbum Americana (1998) é uma resposta a “The Kids Are Alright” do The Who, e mostra um pouco de todos os problemas da vida na cidade: desemprego, violência, vício em drogas, gravidez indesejada, suicídio… tá bom ou quer mais?

Nirvana – “Polly”

No meio da barulheira do disco Nevermind (1991), “Polly” se destaca por uma levada simples e acústica, mas esconde uma história sombria. Kurt Cobain escreveu a letra inspirado na notícia de uma adolescente americana que foi sequestrada e vítima de abuso sexual.

Pearl Jam – “Jeremy”

Este clássico de Eddie Vedder tem até um aviso de “conteúdo potencialmente sensível” no YouTube. O músico escreveu sobre dois casos muito violentos: um tiroteio em massa cometido por um ex-colega de escola na Califórnia, e um garoto de 15 anos que se matou na sala de aula no Texas.

Sublime – “Date Rape”

No disco 40 Oz. to Freedom (1992), que só foi fazer sucesso anos depois, o Sublime falou sobre um tema pesado em “Date Rape”: a música descreve um estuprador que vai para a cadeia e também é violentado por outros detentos.

Red Hot Chili Peppers – “Under the Bridge”

A linda introdução de guitarra, o coral de crianças e a beleza em geral dessa música acabaram tirando a atenção de sua letra brutal. Nesta canção de 1992, Anthony Kiedis fala sobre sua depressão e vício em heroína e cocaína, além da morte do amigo, o guitarrista Hillel Slovak.

Avenged Sevenfold – “A Little Piece of Heaven”

A faixa do álbum Avenged Sevenfold (2007) foi escrita pelo baterista The Rev e conta a bizarra “história de amor” de um homem que assassina sua namorada. Na narrativa, ela volta dos mortos para matá-lo também e os dois acabam assombrando o mundo juntos, tudo isso enquanto aborda temas como necrofilia.

System of a Down – “Chop Suey!”

Esse mega-hit dos anos 2000 foi escrito por Serj Tankian e Daron Malakian para criticar a forma como a sociedade julga as pessoas que cometeram suicídio por seus hábitos em vida, dizendo que “as pessoas merecem morrer em paz”.

Nine Inch Nails – “Closer”

A música do disco The Downward Spiral (1994) fala sobre obsessão e auto-desprezo, e o clipe tem tudo que pode ser considerado obsceno e profano, incluindo cenas de fetiche sexual, órgãos humanos e crueldade com animais.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!