Beatles no clipe de
Reprodução/YouTube

Nunca foi uma surpresa para os fãs dos Beatles que os integrantes da lendária banda britânica tinham o hábito de usar drogas.

Apesar de muitas histórias apontarem para o impacto que as experiências do grupo com LSD tiveram em algumas de suas composições, o uso da maconha também parece ter sido um forte aliado no momento de criação de algumas músicas da trajetória do quarteto.

Anteriormente, te contamos aqui que Paul McCartney relembrou nos últimos anos sobre um dos primeiros contatos dele e de seus companheiros com a erva. O caso aconteceu em 1964 durante o encontro da banda com seu ídolo Bob Dylan, no Delmonico Hotel, em Nova York, após o primeiro dos dois shows históricos que os Beatles realizaram no Forest Hills Stadium.

Em seu livro Anthology, o saudoso John Lennon também comentou sobre a primeira vez em que eles ficaram chapados:

Não me lembro muito do que conversamos. Estávamos fumando maconha, bebendo vinho e sendo roqueiros e rindo, você sabe, do surrealismo. Era hora de festa.

Muitos relatos apontam que este foi um dos primeiros sinais da forte relação dos Beatles com as drogas. A maconha, por exemplo, passou a influenciar não só na vida pessoal dos artistas, como também em suas músicas dali em diante.

Os Beatles e a maconha

Pensando nessas canções, o portal Far Out selecionou todas as músicas que a banda escreveu sobre a maconha. Apesar de não serem muitas, algumas foram importantes para tornar o grupo britânico um dos mais famosos do mundo.

Confira a seguir quais foram as canções e que discos elas integram!

“She’s a Woman” – single (1964)

A referência mais antiga à maconha feita pelo Beatles em seus trabalhos aparece na faixa “She’s a Woman”, gravada durante as sessões do disco Beatles For Sale, em 1964. A obra chegou apenas alguns meses depois do fatídico encontro do Fab Four com Dylan e foi lançada como lado B para o hit “I Feel Fine”.

“Provavelmente foi Paul com alguma contribuição minha nos versos. Colocamos as palavras ‘me excita’. Estávamos tão empolgados em dizer ‘me excita’ – sabe, ao falar sobre a maconha e tudo mais… usando isso como uma expressão”, declarou John Lennon em 1980 ao explicar alguns trechos da música em questão.

“Got To Get You Into My Life” – Revolver (1966)

Já em 1966, com o lançamento do disco Revolver, os fãs da banda tiveram a oportunidade de ouvir “Got To Get You Into My Life”, em que Macca faz uma ode muito explícita à maconha.

“Eu era um rapaz bastante certinho, de classe trabalhadora, mas quando começamos a mexer com a maconha, foi algo que me animou bastante. Não parecia ter muitos efeitos colaterais, como álcool ou outras coisas, como pílulas, coisas que eu praticamente evitava. Eu meio que gostava de maconha, e para mim parecia que ela expandia a mente, literalmente expandia a mente”, explicou Paul em 1994 ao falar sobre a origem da música.

“Magical Mystery Tour” – Magical Mystery Tour (1967)

Outro marco na discografia dos Beatles foi o disco Magical Mystery Tour, que chamou atenção pelas músicas mais experimentais que integravam sua tracklist. A trilha sonora do filme de mesmo nome é uma aventura caleidoscópica que proporciona momentos um tanto quanto diferentes aos ouvintes, provando a quantidade de drogas usadas pelos músicos na época.

A faixa-título do disco é repleta de referências não tão sutis à maconha. Boa parte da música repete o termo “roll up”, fazendo referência à arte de bolar um beck.

“Fixing a Hole” – Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1967)

Apesar de Paul McCartney ter dito em uma entrevista em 1968 que a música “Fixing a Hole” fala sobre “o buraco na estrada por onde a chuva entra, uma boa e velha analogia – o buraco na sua concepção que deixa a chuva entrar e impede sua mente de ir aonde quer”, a música chamou atenção por suas referências às drogas.

Muitos fãs e críticos apontaram na época que a canção poderia abordar a heroína, por conta da gíria das drogas “fixing a hole”, mas na biografia Many Years From Now, McCartney disse que, na verdade, a música é uma “ode à maconha”.

“With A Little Help From My Friends” – Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1967)

Uma das últimas músicas em que supostamente a banda reflete sobre o uso da maconha foi a clássica “With A Little Help From My Friends”, também do disco Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, de 1967.

A canção interpretada pelo baterista Ringo Starr parece inicialmente ser um hino inocente sobre o papel construtivo de boas amizades. Porém, em um determinado trecho, a banda fala sobre ficar “chapado” com os amigos, o que parece uma forte referência a todas as vezes em que os músicos usaram drogas juntos — incluindo, claro, a maconha.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!