Guns N' Roses

Os Anos 80 são lendários. Falar nessa década é evocar uma memória afetiva muito grande para quem viveu essa época e, no caso de quem não teve essa sorte, o sentimento parece estar muito ligado a uma fantasia de tempos diferentes, muitas vezes até romantizados demais.

Não à toa, o estilo da década passou a se tornar referência e deu até origem ao termo “oitentista”, usado para descrever sonoridades, escolhas estéticas e muito mais. A influência da década de 80 perdura até hoje e na música não é diferente, com grandes nomes do Rock e Metal fazendo bonito naqueles anos.

Hinos que foram lançados entre 1980 e 1989 seguem bastante relevantes até hoje, e surpreendem com números incríveis no Spotify mesmo com o fato da plataforma ter se popularizado apenas entre 2011 e 2012, o que definitivamente prejudica e muito os números de artistas que tiveram seus maiores sucessos lançados no passado.

Ainda assim, a gente já te contou por aqui que a década de 60 tem 3 músicas que atingiram 1 bilhão de streams no Spotify, e a década de 70 já tem pelo menos 11 canções no cobiçado Clube do Bilhão — uma playlist oficial que reúne todas as faixas que já alcançaram mais de 1 bilhão de reproduções na plataforma.

No caso dos Anos 80, o número é ainda maior e, portanto, decidimos separar abaixo apenas 10 músicas do Rock e Metal que já atingiram essa marca impressionante. Confira a seguir!

AC/DC – “Back in Black” (1980)

Lançada exatamente em 1980, “Back in Black” marcou o início de uma nova era de diversas formas. Não apenas inaugurou uma nova fase para o AC/DC, mas também deu o tom da evolução do Rock e Metal que viria nos anos seguintes e, por isso, se mostra atemporal e já tem 1,3 bilhões de plays.

Bon Jovi – “Livin’ on a Prayer” (1986)

Também com 1,3 bilhões de reproduções, “Livin’ on a Prayer” é um verdadeiro hino. A música transmite muito do que havia de bom e ruim nos Estados Unidos dos Anos 80 e continua bastante relevante por isso, além de musicalmente retratar muito bem a época.

Bryan Adams – “Summer of ’69” (1984)

Apesar do título da música, “Summer of ’69” foi lançada em 1984 e é uma das faixas mais recentes a cruzar a barreira do bilhão. O hit de Bryan Adams ainda é gigante até mesmo comparado a outros sucessos do próprio artista, tendo virtualmente o dobro das reproduções de “Heaven” e “(Everything I Do) I Do It For You”.

Guns N’ Roses – “Sweet Child O’ Mine” (1987)

Uma das bandas mais emblemáticas dos Anos 80, o Guns N’ Roses também foi pioneiro e ajudou a fazer a transição entre décadas de 80 e 90. É claro que o disco Appetite for Destruction, de 1987, foi fundamental para isso e seu grande sucesso é “Sweet Child O’ Mine”, com impressionantes 1,6 bilhões de plays.

Guns N’ Roses – “Welcome to the Jungle” (1987)

Mostrando justamente a força do álbum citado acima, o Guns emplacou também no Clube do Bilhão recentemente o hit “Welcome to the Jungle”. Se ter uma música nessa lista é um grande feito, imagina duas? E não é a única banda que vai aparecer duas vezes por aqui…

Journey – “Don’t Stop Believin’” (1981)

É um pecado reduzir a carreira do Journey ao seu maior hit, mas quando a diferença entre “Don’t Stop Believin’” e a segunda música mais famosa (“Any Way You Want It”) passa de 1 bilhão de reproduções, fica difícil não citar o termo one-hit wonder.

Com quase 1,7 bilhões de plays, “Don’t Stop Believin’” é um verdadeiro hino moderno dos EUA e ganhou ainda mais relevância nos tempos atuais depois de ser reutilizada e regravada em diversas formas.

The Police – “Every Breath You Take” (1983)

A canção de amor não tão romântica assim do The Police é uma grande polêmica devido à má interpretação de muitos com sua letra, que soa muito mais como alguém perseguindo uma pessoa do que uma declaração de amor. Ainda assim, são quase 1,7 bilhões de reproduções. Fazer o quê?!

Queen – “Another One Bites the Dust” (1980)

Em questão de números no Rock, é muito difícil superar o Queen. Além de ter três músicas com 1 bilhão de reproduções entre seus lançamentos dos Anos 70, o grupo liderado por Freddie Mercury também emplacou duas na década seguinte, começando com a dançante “Another One Bites the Dust”, que já tem 1,6 bilhões de plays.

Queen & David Bowie – “Under Pressure” (1981)

Outro hit inquestionável, “Under Pressure” é a segunda aparição do Queen nesta lista e, claro, ainda serve também para David Bowie merecidamente marcar presença. Ainda assim, a faixa tem “apenas” 1,4 bilhão de reproduções, bem menos do que “Another One Bites the Dust”.

 

Survivor – “Eye of the Tiger” (1982)

Já falamos acima sobre o tal one-hit wonder e, neste caso, temos um dos exemplos mais clássicos do termo. O Survivor já acumula mais de 1,1 bilhão de plays no clássico “Eye of the Tiger”, mas a próxima música mais ouvida, “Burning Heart”, está com 227 milhões de reproduções.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!