Heath Ledger não improvisou cena icônica de
Reprodução/YouTube

Segunda parte de uma trilogia muito celebrada por fãs de herois e amantes de cinema em geral, Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008) tem como grande destaque a atuação de Heath Ledger como Coringa.

O papel rendeu a ele um Oscar póstumo de Melhor Ator Coadjuvante, já que o ator infelizmente nos deixou seis meses antes do lançamento do filme, além do título de melhor Joker já feito no cinema para a maioria.

O trabalho de Ledger em O Cavaleiro das Trevas foi tão impressionante que acabou gerando alguns mitos em torno do artista, e um deles dizia que ele havia improvisado para “salvar” uma cena que teria dado errado.

É claro que estamos falando da icônica cena da explosão do Hospital Geral de Gotham, quando o Coringa aciona um detonador que demora a funcionar. O prédio só é derrubado quando ele bate no aparelho, como se tivesse um parafuso solto ou algo do tipo.

Continua após o vídeo

Christopher Nolan desmente mito de Heath Ledger

Acontece que o renomado Christopher Nolan, diretor da obra, recebeu autorização para explodir um prédio real para o filme, e por isso a produção só tinha uma chance de acertar a cena.

Em participação no especial Creation of a Scene (via Screen Rant), o cineasta explicou que o atraso na explosão foi proposital para que Heath Ledger pudesse estar tão próximo do local em segurança.

A cena do hospital não apenas não foi improvisada, como foi ensaiada à exaustão:

O supervisor de efeitos especiais Chris Corbould foi capaz de criar um cenário em que Heath pudesse realmente estar no prédio. Ele teve a ideia de programar o fim de um primeiro grupo de explosões, como se algo tivesse dado errado e o Coringa pudesse demonstrar surpresa – como os espectadores também ficariam surpresos – e então a explosão maior acontecesse fazendo com que ele pulasse pra dentro do ônibus. Assim ele arranjou uma forma prática de colocar nosso ator principal no local, fazer com que ele saísse de lá caminhando e literalmente derrubar o prédio depois.

Nada que abale a excelente performance de Ledger na cena e seu legado como o maior intérprete do Coringa até agora, né? Abaixo, você pode conferir um vídeo que mostra um pouco dos bastidores dessa cena lendária.

Batman de Robert Pattinson vai ganhar sequência

Vale lembrar que a franquia Batman continua ganhando novas produções, e a versão do diretor Matt Reeves com Robert Pattinson no papel principal já teve uma sequência confirmada.

LEIA TAMBÉM: Em estreia como roteirista, brasileiro Rafael Grampá reinventa Batman em aguardada nova série da DC Comics

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!