Músico de Rock, roqueiro
Foto stock via Shutterstock

Artistas que estão no início de suas carreiras muitas vezes acabam se frustrando ao colocar na ponta do lápis todos os custos necessários para começar a fazer shows ou sair em turnê. Pensando nisso, a Live Nation está com uma iniciativa sensacional para ajudar os músicos em desenvolvimento.

A gigante do entretenimento lançou um novo programa chamado “On The Road Again” em parceria com o ícone da música country Willie Nelson, tendo escolhido o nome justamente a partir de uma das canções clássicas do artista.

Proprietária de diversas casas de shows, a empresa reconhece que praticamente todos os artistas tocam em locais menores em algum momento de suas carreiras e apontam que esses músicos são os principais responsáveis pela música ao vivo. No entanto, eles vêm enfrentando diversos problemas, em especial no pós-pandemia.

Live Nation cria programa para ajudar artistas iniciantes

No início deste ano, por exemplo, o aumento das taxas relacionadas à venda de merch em algumas casas de shows causou protestos de bandas que decidiram parar de vender seus produtos em alguns eventos para evitar cobranças adicionais, como te contamos com mais detalhes aqui.

Com a iniciativa, a Live Nation promete eliminar as taxas de merch das bandas que se apresentam em suas casas de show, fazendo com que os artistas fiquem com 100% dos lucros de seus produtos.

Além disso, todos os locais vão investir no desenvolvimento desses artistas, com a empresa fornecendo uma espécie de ajuda de custo de US$1.500 por show para ser usada em gasolina e custos de viagem a todos os artistas principais e bandas de apoio, além da remuneração tradicional pelas apresentações a cada noite.

A empresa também pretende reconhecer aqueles que trabalham nos bastidores desses eventos através do programa, que irá oferecer bônus financeiros para promotores locais que ajudam na execução de shows, representantes de turnê que vivem em um ônibus, e também membros das equipes dos locais que trabalharam mais de 500 horas em 2023.

Por fim, o projeto está doando US$5 milhões para a Crew Nation, para apoiar equipes de toda a indústria que enfrentam dificuldades imprevistas. Legal demais!

A importância das casas de show menores

Segundo dados de música ao vivo da Pollstar, existem 4 mil casas de show nos Estados Unidos, e os locais pequenos recebem cerca de 70% de todos os shows a cada ano (via Blabbermouth).

Porém, à medida que os custos das turnês aumentam e passam por reajustes, são esses artistas menores que acabam sendo os mais impactados e, por isso, a Live Nation decidiu criar a nova iniciativa.

No vídeo de divulgação do projeto “On The Road Again”, que mostra alguns registros de performances ao vivo como você pode ver ao final da matéria, Willie Nelson declara:

As turnês são importantes para os artistas, então tudo o que pudermos fazer para ajudar outros artistas, acho que deveríamos fazer. Este programa impactará milhares de artistas este ano e ajudará a tornar as turnês um pouco mais fáceis.

Todos os benefícios promovidos pelo “On The Road Again” estão sendo fornecidos diretamente pelos ganhos existentes das casas de shows, sem aumentos para os consumidores. Até o momento, no entanto, não há detalhes sobre a realização de algo do tipo no Brasil.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!