Ir a um show, muitas vezes, é muito mais do que simplesmente escutar suas músicas preferidas ao vivo. O cuidado estético e a preocupação com estrutura de palco são questões que elevam uma performance, e o Ghost mostrou que sabe muito bem disso em seus shows no Brasil de 2023.

Com duas apresentações no Espaço Unimed, em São Paulo, nos dias 20 e 21 de Setembro, a banda liderada por Tobias Forge não se intimidou com o espaço relativamente pequeno do palco do local e decidiu trazer ao país toda a sua grandiosa montagem de palco, que faz com que a apresentação ganhe toda a conotação religiosa que acompanha o projeto.

Continua após o vídeo

Isso, claro, também é motivo de polêmica.

De um lado, os mais fervorosos ligados à religião acusam o grupo de blasfêmia por usar símbolos sacros, algo que é bastante destacado com a longa introdução do show que faz uso de música sacra e, claro, com os visuais do próprio Tobias, que assume a persona de Papa Emeritus IV para a performance.

Do outro, aqueles mais ligados ao Metal extremo acabam se decepcionando com a sonoridade do Ghost, que está muito mais próxima do Rock clássico de bandas como Blue Öyster Cult e até do Pop Rock do que do Black Metal, geralmente associado ao face paint que é usado por Tobias.

Continua após o vídeo

Ghost faz espetáculo de Rock em São Paulo

Depois de sofrer com problemas de logística para o show do dia 20, o Ghost resolveu a situação e conseguiu receber a banda brasileira Crypta para a abertura do dia 21. A resposta do público ao grupo liderado por Fernanda Lira foi excelente, mostrando que, ao contrário do que muitos pensam, havia muita gente ligada ao Metal extremo presente no show.

Quanto ao Ghost em si, o show não trouxe grandes surpresas, com exceção da troca de “Faith” por “From the Pinnacle to the Pit” na segunda apresentação. O restante do setlist foi bem similar ao que vem sendo executado na Re-Imperatour, que já rodou o mundo antes de chegar ao Brasil, e a lamentação do público veio pela exclusão de “Twenties”, faixa que Tobias Forge deixou claro que simplesmente “não podia” tocar, ainda que não tenha revelado o motivo para isso.

Continua após o vídeo

A teatralidade da banda é uma atração à parte, não apenas por todos os visuais icônicos assumidos por Forge mas pelos vários detalhes de interações entre os Nameless Ghouls, como são chamados os instrumentistas da banda, e até pelo sensacional momento em que o antigo Papa Nihil é “revivido” para tocar um solo de saxofone em “Miasma”.

Continua após o vídeo

Não se levar tão a sério é uma das maiores qualidades do Ghost, que adota um tom provocativo enquanto, ao mesmo tempo, parece entender que sua sonoridade não é tão extrema quanto o visual. Dessa forma, faz com que as reclamações daqueles que apontam essa diferença soem vazias — afinal de contas, estamos todos nos divertindo aqui.

O resultado disso é um show que tem todo o aspecto de espetáculo. Há um grande destaque para as composições, com faixas como “Rats” e o hit viral “Mary on a Cross” fazendo todo mundo cantar junto e bater cabeça, mas o aspecto teatral de momentos como “Ritual” e “Con Clavi Con Dio” fazem com que a apresentação ganhe tons mais especiais e dá aos fãs aquela sensação de que o ingresso valeu cada centavo.

Continua após o vídeo

Ghost no Brasil

O tempo mostra que as vindas do Ghost ao Brasil precisam ser cada vez mais frequentes. Na primeira passagem por aqui, em 2013, a banda enfrentou o hate de um público de Rock in Rio ansioso para ver as atrações principais do dia e pouco receptivo à sonoridade e estética proposta pelos suecos.

Desde então, os shows parecem ter ficado cada vez mais confortáveis para Tobias Forge e companhia, e as duas apresentações em São Paulo são prova irrefutável que, daqui pra frente, o Ghost será sempre muito bem recebido quando vier ao país.

Um detalhe interessante é que as faixas do disco mais recente, IMPERA, estavam entre as mais cantadas e comemoradas pela plateia. Se o Ghost continuar crescendo, não é exagero imaginar que a próxima vinda seja em um palco ainda maior e, quem sabe, até em um estádio.

Confira abaixo fotos e os setlists dos shows do Ghost em São Paulo em 2023!

Ghost em São Paulo – fotos e setlists

Setlist Ghost em São Paulo – 20/09:

(Imperium)
1. Kaisarion
2. Rats
3. Faith
4. Spillways
5. Cirice
6. Absolution
7. Ritual
8. Call Me Little Sunshine
9. Con Clavi Con Dio
10. Watcher in the Sky
11. Year Zero
(Spöksonat)
12. He Is
13. Miasma
14. Mary on a Cross
15. Mummy Dust
16. Respite on the Spitalfields
Bis:
17. Kiss the Go-Goat
18. Dance Macabre
19. Square Hammer

Setlist Ghost em São Paulo – 21/09:

(Imperium)
1. Kaisarion
2. Rats
3. From the Pinnacle to the Pit
4. Spillways
5. Cirice
6. Absolution
7. Ritual
8. Call Me Little Sunshine
9. Con Clavi Con Dio
10. Watcher in the Sky
11. Year Zero
(Spöksonat)
12. He Is
13. Miasma
14. Mary on a Cross
15. Mummy Dust
16. Respite on the Spitalfields
Bis:
17. Kiss the Go-Goat
18. Dance Macabre
19. Square Hammer

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!