Talking Heads se reúne após mais de 20 anos
Foto via A24

A gente te contou aqui semanas atrás que o Talking Heads iria se reunir pela primeira vez em mais de 20 anos no Festival Internacional de Cinema de Toronto e o aguardado encontro finalmente aconteceu nesta segunda-feira (11), para apresentar a nova restauração em 4K de seu icônico filme-concerto de 1984 Stop Making Sense.

Por lá, David Byrne (voz e guitarra), Tina Weymouth (baixo), Chris Frantz (bateria) e Jerry Harrison (teclado e guitarra) falaram sobre o projeto e relembraram histórias em conversa comandada pelo premiado cineasta Spike Lee – como você pode conferir ao final da matéria.

A disputada sessão de perguntas e respostas também foi transmitida para cinemas IMAX como parte de um evento especial. Spike, que disse ter ido assistir a uma exibição de estreia à meia-noite, considerou a obra restaurada pela excelente produtora A24 o melhor filme-concerto já feito.

Além disso, o responsável por filmes como Faça a Coisa Certa (1989) e Infiltrado na Klan (2018) questionou a banda sobre as origens e a produção do filme. Ao responder, Harrison afirmou (via BrooklynVegan):

Uma das coisas maravilhosas é que há novas tecnologias, o que significa que temos quase que um fardo para nos adaptar e trazer [‘Stop Making Sense’] ao que as pessoas podem ouvir agora nos cinemas.

Jerry ainda observou que a trilha sonora original foi gravada com fita de áudio digital de última geração e afirmou que esta nova versão lhes permitiu isolar artistas individualmente, incluindo não só os quatro membros originais mas também Bernie Worrell, Steve Scales e Alex Weir, além dos backing vocals Lynn Mabry e Ednah Holt.

“Eles simplesmente nos levaram para uma outra dimensão. Estou muito grato por estar aqui esta noite e poder assistir e aproveitar tanto”, completou Frantz.

Talking Heads podem voltar aos palcos?

Apesar da reunião, a pergunta que não quer calar, que se resumiria à possibilidade do grupo voltar a compor e sair em turnê, não foi colocada em pauta em nenhum momento, para a tristeza dos fãs.

Será que esse reencontro pode render algo nesse sentido? Stop Making Sense será lançado nos cinemas em 22 de Setembro com sete dias exclusivamente dedicados às salas IMAX. Uma semana depois, a produção entrará em cartaz em circuito comercial.

David Byrne e sua relação complicada com o Talking Heads

Anteriormente, Byrne, fundador e vocalista da veterana banda, falou à respeito do novo projeto e lamentou a forma “feia” como se deu o fim do Talking Heads, que se separou oficialmente em 1991, alguns anos após o lançamento do álbum Naked (1988).

Vale lembrar que, na ocasião, eles não pareciam muito felizes por estarem ali no mesmo palco, demonstrando que ainda havia ressentimentos entre os integrantes. Especialmente nos últimos anos de atividade do grupo, David e seus companheiros passaram por muitos problemas internos.

Triste!

40 anos do Stop Making Sense

Stop Making Sense representa o auge da carreira do Talking Heads e foi comandado pelo diretor Jonathan Demme, responsável pelo clássico O Silêncio dos Inocentes (1991). As cenas reúnem apresentações do grupo de Dezembro de 1983 no Pantages Theater, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM: “Elis & Tom”: quase 50 anos depois, documentário mostra bastidores tensos de álbum clássico da MPB

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!