Documentário mostra bastidores tensos do clássico da MPB
Arte: Bruce Rodrigues

Conhecido como um álbum irretocável e possivelmente o maior clássico da MPB, o disco Elis & Tom (1974) está no foco de um novo documentário que escancara algumas tensões existentes entre os dois artistas, que estavam em fases muito diferentes da carreira.

Tom Jobim era um dos maiores compositores do planeta e se ressentia com os rumos “modernos” da Bossa Nova, enquanto Elis Regina representava justamente uma nova força propulsora da música popular, mas não queria uma carreira internacional.

Antes de gravarem versões históricas para músicas como “Águas de Março”, “Corcovado” e “Retrato em Branco e Preto”, Elis e Tom divergiram sobre os arranjos feitos por César Camargo Mariano, que trabalhava com a cantora.

O Podcast Tenho Mais Discos Que Amigos! conversou com um personagem que viveu aqueles dias de perto: o empresário de Elis à época, Roberto de Oliveira, que agora assina a direção do filme “Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você” (ouça aqui).

Fama de “pimentinha” de Elis Regina

As imagens foram captadas pelo próprio Roberto há quase 50 anos, e graças a novas tecnologias como a Inteligência Artificial foi possível restaurar materiais originais, algo que ele explicou pela primeira vez com exclusividade ao TMDQA!.

O diretor ainda defendeu que a fama de “pimentinha” de Elis era, na verdade, uma forma da cantora se impor diante de um artista estabelecido como Jobim (veja no corte em vídeo mais abaixo):

A carreira dela foi muito difícil primeiro por ser mulher, e segundo por ela ser uma cantora prodígio desde pequenininha. Ela não passava despercebida, e aí vinha todo tipo de assédio que você pode imaginar. O gênio dela, que falavam da agressividade dela… até brincavam com isso, o ‘pimentinha’, eu acho que no fundo era a maneira que ela tinha pra se defender.

E ela se sentiu um pouco inferiorizada também, culturalmente. Ela não queria se submeter a ele [Tom Jobim], não queria abaixar a cabeça. Mas ela sabia que estava com um monstro sagrado ali do lado, que tinha um prestígio que ela não tinha. Eu acho que ela era uma feminista à sua maneira. A Elis não tinha medo de nada, ela encarava.

Continua após o vídeo

O documentário “Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você”

O filme Elis & Tom, Só Tinha de Ser Com Você estreia nos cinemas de todo o Brasil no dia 21 de setembro, com distribuição da O2 Play.

O documentário foi exibido em festivais em Paris e em Lima, no Peru, além do In-Edit 2023 em São Paulo. Ainda está selecionado para outros festivais em Nova York, Miami, Califórnia, Bogotá e Vila do Conde, em Portugal.

Ouça a entrevista completa com Roberto de Oliveira no player abaixo. O Podcast TMDQA! vai ao ar todas as sexta-feiras, e você pode apoiar e participar das gravações com a gente clicando aqui!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!