Há tempos, as vindas do Foo Fighters ao Brasil mostram que a banda é uma das grandes queridinhas do público por aqui. Ao mesmo tempo em que o carinho do público era notável, a rejeição pela repetitividade também começava a se fazer presente com um pouco mais de força, até pela sequência de trabalhos mais protocolares da banda.

2022, claro, mudou tudo. É impossível não citar o impacto que a perda de Taylor Hawkins teve não só para a banda, mas para toda a indústria da música e principalmente para os fãs dos Foos — muitos dos quais, sem dúvidas, estavam prestes a vê-lo pela primeira vez no Lollapalooza do ano passado que aconteceu dias depois da tragédia.

Praticamente um ano e meio depois, o cenário é de redenção. Mais do que recuperada, a banda liderada por Dave Grohl parece ter reencontrado um propósito; a gente até já falou um pouco sobre isso na resenha de But Here We Are, disco lançado em Junho que recolocou o Foo Fighters em sua melhor forma.

Continua após o vídeo

Foo Fighters no Brasil em 2023

Como te contamos na nossa resenha, a passagem do Foo Fighters pelo Brasil em 2023 começou em Curitiba, com um show que já teve requintes especiais. Além de ser o primeiro momento de reencontro, foi também o único show solo por aqui nesta turnê e o primeiro no formato desde 2018.

As mensagens emocionadas e elogios ao público brasileiro se fizeram presentes tanto na capital paranaense quanto no festival em São Paulo, reforçando o carinho de Grohl com seus fãs brasileiros em diversos momentos. Esta troca, aliás, é o que torna o show do Foo Fighters tão especial.

Continua após o vídeo

A performance é orgânica e esbanja sintonia, algo que passa muito pela grandeza musical de Josh Freese. O novo baterista entende bem seu papel e não chama mais atenção do que o necessário, mas parece ser o elo que conecta não apenas os instrumentistas como também o próprio emocional da banda, fragilizada depois da tragédia de 2022.

Não à toa, Freese foi aplaudido de forma ensurdecedora pela plateia quando Dave o apresentou, declarando que foi ele quem tornou possível esse retorno dos Foos. A sinergia funciona bem a ponto de rolarem inúmeros improvisos, com praticamente todas as canções tendo versões um pouco mais extensas para comprovar isso.

Continua após o Tweet

Como foi o show do Foo Fighters no The Town?

Com algumas diferenças em relação à apresentação de Curitiba, principalmente no sentido de retirar algumas faixas de But Here We Are do setlist, o show do Foo Fighters no The Town não fugiu muito do que se esperaria. Ao contrário dos anos anteriores, a palavra “protocolar” não cabe para a intensidade do que foi vivido na Cidade da Música.

O show foi catártico, exibindo uma necessidade muito clara tanto da parte da plateia quanto da própria banda de colocar para fora uma imensidão de sentimentos que estavam guardados desde o dia em que aconteceria o fatídico show de 2022.

Continua após o vídeo

Mais uma vez, o Foo Fighters mostrou que é uma das maiores bandas do mundo quando vem ao Brasil. Dave Grohl tem o público nas mãos quando vem aqui, e prova disso é que era possível ouvir um coral o acompanhando em uníssono até mesmo em faixas que fogem dos grandes hits da banda, como “Breakout” e “Shame Shame”.

A vinda do Foo Fighters ao Brasil em 2023 é um lembrete para sempre valorizarmos as oportunidades de ver as bandas que gostamos. É uma celebração do que significa ser apaixonado pela música e uma (re)afirmação de que, se a troca for tão intensa quanto foi neste sábado de The Town, pode sim acontecer todo ano.

Foo Fighters no The Town – Fotos

Setlist do Foo Fighters no The Town

1. All My Life
2. The Pretender
3. No Son of Mine
4. Learn to Fly
5. Rescued
6. Walk
7. Times Like These
8. Breakout
9. Run
10. Introduções da banda: solo de guitarra com Chris Shiflett / Sabotage (cover de Beastie Boys) com Nate Mendel e banda / solo de teclado / Blitzkrieg Bop (cover de Ramones) com Pat Smear e banda / Whip It (cover de Devo) com Josh Freese e banda / March of the Pigs (cover de Nine Inch Nails) com Josh Freese e banda
11. My Hero
12. This Is a Call
13. The Sky Is a Neighborhood
14. Shame Shame
15. These Days
16. Generator
17. Aurora
18. The Glass
19. Monkey Wrench
20. Best of You
21. Everlong

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!