O dia em que o Rage Against The Machine chocou a tradicional BBC
Reprodução/YouTube

Um dos versos mais revolucionários do Rock nas últimas décadas, “Killing in the Name” do Rage Against The Machine diz com um sonoro palavrão: “Fuck you I won’t do what you tell me” (“Vai se foder, não vou fazer o que você diz”).

Por isso era de se esperar que o vocalista Zack de la Rocha não fosse seguir a recomendação da BBC, tradicionalíssima emissora pública do Reino Unido, de não dizer o palavrão durante uma performance de música.

Isso aconteceu no Natal de 2009, quando o RATM fez uma campanha histórica que colocou a faixa – 17 anos depois de seu lançamento – como nº 1 nas paradas inglesas naquele feriado, superando uma música do reality show The X Factor.

Convidados da BBC Radio 5, fundada em 1922 e com um público majoritariamente mais velho e conservador, o Rage levou uma faixa que dizia: “O futuro do som ou o som do nosso futuro?”, e fez uma das apresentações mais marcantes de “Killing in the Name”.

Rage Against The Machine na BBC

Ao chegar na icônica parte final da música, Zack de la Rocha dá a entender que vai seguir a orientação da BBC e omite os primeiros “Fuck you”, apenas para gritar o palavrão logo na sequência enquanto mostra o dedo do meio para as câmeras.

Pelo menos ele poupou o enérgico “Motherfuckaaa” que rola no final, né? Assista a esse momento histórico do Rock no vídeo abaixo.

LEIA TAMBÉM: Tom Morello compara Rage Against The Machine a Senhor dos Anéis e questiona futuro da banda

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!