Estátua de homenagem a Freddie Mercury (Queen) em Montreux
Foto da estátua de Freddie Mercury via Shutterstock

Não há dúvidas de que os Anos 70 foram fundamentais para a música. Até hoje, a influência desse período é sentida através do trabalho de artistas do Pop ao Rock, como ABBA, QueenLed Zeppelin e tantos outros.

Ainda assim, e mesmo com a renovada popularidade que tem sido vista por artistas como o Fleetwood Mac, que viralizou no TikTok há pouco tempo, é compreensível que os números desses grupos na era do streaming estejam bem abaixo de artistas contemporâneos; afinal de contas, a contagem começou há pouquíssimo tempo.

Mesmo assim, alguns hits dessa época têm tido um destaque muito grande. “Dancing Queen”, por exemplo, já acumula mais de 750 milhões de visualizações no YouTube, superando grandes nomes do Pop mundial atual — a contagem está bem próxima, por exemplo, de “Levitating”, hit de Dua Lipa.

Queen tem o único clipe dos Anos 70 com 1 bilhão de visualizações

O caso mais impressionante é o do Queen, que conseguiu uma façanha histórica: com o clipe de “Bohemian Rhapsody”, que chegou ao YouTube em Agosto de 2008, a banda liderada por Freddie Mercury se tornou a primeira dos Anos 70 a entrar no Clube do Bilhão, termo usado para descrever vídeos que já somam mais de 1 bilhão de visualizações.

O vídeo, aliás, caminha para bater 1,7 bilhão de views ainda neste ano de 2023, o que reforça ainda mais a importância dessa banda tão lendária para a música. É claro que a cinebiografia do grupo, que leva o mesmo nome da canção, também deve ter contribuído para isso.

Relembre o clipe de “Bohemian Rhapsody” logo abaixo!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!