KL Jay em entrevista para a Folha
Crédito: reprodução

Kleber Simões, mais conhecido como o DJ KL Jay, dos Racionais MC’s, comentou recentemente sobre a cena atual do Rap e, apesar de reconhecer seu crescimento mundo afora, o músico destacou que nem todos os artistas do gênero tem sua aprovação.

Pelo contrário: KL comentou em entrevista ao jornalista Lucas Brêda, da Folha de S. Paulo, que tem apreciado o trabalho de alguns poucos rappers porque, em sua visão, a maioria deles não tem “versatilidade”. O DJ ainda citou a utilização do auto-tune como um recurso ruim (via RapMais):

Ficou meio fábrica de bolacha, né? Todo mundo usando Auto-Tune, falando para as meninas sentarem, que tem droga e dinheiro para caralho. Se você ouvir o BK’, é diferente dos demais. Kendrick Lamar, também. Mas tem esse molde que estão fazendo, e o dinheiro vem fácil. Aí a música dura uma semana, dez dias e, depois, próxima. Não consigo fazer isso.

Concorda?

História do KL Jay com os Racionais MC’s

Ainda na conversa, Jay refletiu sobre sua trajetória dentro do Racionais MC’s e definiu o grupo como “a voz de quem nunca teve voz”, reforçando suas raízes periféricas e condenando a colonização que deu margem à desigualdade racial vista ao longo do processo histórico:

Tudo no Brasil foi montado para usufruto dos brancos. Os pretos ficaram em terceiro, quarto plano. Quando você entende isso, muda sua postura, seu jeito de andar. Sai na rua preparado e tem respeito. São os donos de banco, de rede de TV, dos jornais. Esse pessoal tem muito dinheiro, e ditam as regras. Muitos deles têm mentalidade de donos de escravos. Você vê pela economia, pela taxa de juros.

Você pode conferir a entrevista de KL Jay na íntegra pelo vídeo ao final da matéria.

KL Jay participará da Expo Favela Piauí

Nos dias 15 e 16 de Setembro, acontecerá no Centro de Convenções Atlantic City, em Teresina, a Expo Favela Piauí e o DJ é a segunda atração nacional confirmada para o evento, que já havia anunciado a presença do cantor e compositor Toni Garrido, do Cidade Negra.

KL fará uma palestra sobre os 50 anos do Hip Hop, completados em 2023, no primeiro dia da feira. Na conferência, empreendedores de favela de todo o estado do Piauí podem se inscrever para expor no evento e mostrar sua marca para os participantes.

LEIA TAMBÉM: Top 10: veja quais países mais ouvem Rap no mundo — Brasil está na lista

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!