Queen no clipe de
Reprodução/YouTube

Uma das músicas mais clássicas do Queen, “Fat Bottomed Girls” foi retirada de uma nova versão do disco Greatest Hits da lendária banda.

Nos últimos tempos, a faixa foi alvo de polêmicas por uma suposta gordofobia. Isso porque a canção, escrita pelo guitarrista Brian May, inclui versos que dizem:

  • I was just a skinny lad, Never knew no good from bad / But I knew life before I left my nursery, left alone with big fat Fanny / She was such a naughty nanny, big woman, you made a bad boy out of me
  • Ou, em tradução livre: Eu era apenas um rapaz magro, não sabia diferenciar o bem do mal / Mas eu conheci a vida antes de sair do berço, fui deixado sozinho com a grande e gorda Fanny / Ela era uma babá tão safada, mulher grande, você fez de mim um menino mau

De acordo com a NME, a canção foi removida de uma reedição da coleção lançada no início deste mês pela Universal Music Group e que passou a integrar o catálogo da Yoto, uma plataforma de áudio voltada para o público infantil. Será que a decisão será definitiva ou só pontual pelo fator da plataforma em questão?

Canção do Queen é removida de reedição do Greatest Hits

Em tempo, o Greatest Hits, que também conta com alguns dos maiores sucessos da banda como “Bohemian Rhapsody” e “We Will Rock You”, é descrito no site oficial da plataforma como “a introdução ideal à música do Queen para jovens amantes da música” e “trilha sonora perfeita para festas dançantes na cozinha, cantorias em viagens, sessões de violão antes de dormir” e mais.

Porém, mesmo com a ausência de “Fat Bottomed Girls”, o serviço emite um alerta sobre as músicas presentes no disco:

Observe que as letras de algumas dessas músicas contêm temas adultos, incluindo referências ocasionais à violência e drogas. Estas são as gravações originais e não editadas. Embora nenhum palavrão seja usado, recomenda-se discrição dos pais ao reproduzir este conteúdo para ou perto de crianças mais novas.

“Fat Bottomed Girls” era a quarta faixa na coleção original de 1981 do Queen, que é considerado o álbum mais vendido de todos os tempos no Reino Unido. Ouça o clássico do Queen no player abaixo!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL

Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!