Funk brasileiro viraliza e ganha fãs estrangeiros nas redes
Reprodução/YouTube

Olha o Funk brasileiro indo cada vez mais longe!

Só em 2023, já tivemos Rihanna celebrando um beatmaker brasileiro no SuperBowl, o Bring Me the Horizon publicando a versão Funk de um hit da banda e o youtuber Speed lançando uma música em português.

Agora, novos artistas brasileiros estão bombando no Twitter, especialmente entre estrangeiros que curtem batidas mais ligadas ao Trap e Hyperfunk, e seguem playlists com termos como “funk agressivo” e “funk industrial”.

Quem iniciou a discussão foi um perfil que responde por @tayler, que divulgou a música “FAZ O MACETE 3.0”, de DJ Vitinho Beat e DJ Roca – lançada esta semana mesmo pela produtora Love Funk e mostrando uma batida bem forte que remete ao peso de gêneros como o Heavy Metal.

O post já tem quase 5,5 milhões de reproduções e, na legenda, o usuário cravou a semelhança:

Essa porra aqui é puro Heavy Metal!

Continua após o vídeo

Funk brasileiro viraliza no Twitter

As recomendações de artistas brasileiros de Funk continuaram pintando na thread, e a faixa “ROCK AND ROLL DO SUBMUNDO DA DZ7”, de DJ Wizard, DJ Léo Da 17 e DJ Noguera ganhou a legenda “Funk é a melhor coisa que existe neste planeta”.

A música, aliás, começa logo com um baita solo de guitarra e faz diversas referências ao Rock, inclusive com um refrão que diz “Levanta a mal pro alto, faz o sinalzinho do Rock” e é seguido pela frase “Só Rock” repetidas vezes.

“BOTA O HALLS NA LINGUA” e “Trava Noia do Coringa” foram outras músicas que fizeram sucesso na discussão, com a última sendo inclusive sendo comparada ao Metal Industrial, que de fato parece se aproximar de certa forma com esse estilo Hyperfunk e suas batidas muitas vezes estridentes, esbarrando na mesma comparação que grupos como RammsteinNine Inch Nails tiveram anos atrás.

Continua após o vídeo

Sucesso do “Brazilian Phonk”

Ainda que este fã estrangeiro tenha usado o termo Funk para se referir a esta sonoridade, e até mesmo esclarecido que a maioria das músicas que ele curte são de São Paulo, e não do Rio de Janeiro, outro termo que tem viralizado bastante é o Brazilian Phonk.

Neste especial feito com base no sucesso recente da brasileira Bibi Babydoll, explicamos melhor como esse gênero tem servido como uma espécie de porta de entrada para os gringos mergulharem no Funk de forma geral e ainda dissecamos o sucesso de “Aquecimento Bibi Fogosa”, que conquistou o leste europeu.

Confira abaixo alguns dos tweets e tire suas próprias conclusões!

LEIA TAMBÉM: TMDQA! Entrevista: DENNIS e Kevin O Chris unem passado e presente do Funk no hit “Tá OK”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!