Daron Malakian (System of a Down) no Rock Im Park 2017
oto de Daron Malakian via Shutterstock

Quem é fã de System of a Down sabe que Hollywood é um tema recorrente nas músicas da banda, sempre com críticas ao distrito de Los Angeles que funciona como centro simbólico do show business americano.

O guitarrista Daron Malakian é nascido na cidade da Califórnia e, desde que foi alçado à fama, costuma participar dos eventos locais. Em 2003, por exemplo, ele esteve entre as celebridades convidadas para o Hollywood Stars Night.

Trata-se de uma partida amistosa de baseball entre astros da música, do cinema e pessoas famosas no geral, que acontece todos os anos no estádio do Los Angeles Dodgers, o time mais popular da cidade.

O evento é muito tradicional e acontece desde os anos 1950, o que talvez explique a irritação de Daron que fez com que ele escrevesse a música “Old School Hollywood”, presente no clássico álbum Mezmerize (2005).

Daron Malakian no Hollywood Stars Night

Acontece que aquela edição do Hollywood Stars Night até contou com nomes que estavam em evidência na época, como Kevin James e Jimmy Kimmel, mas a maioria dos “escalados” eram artistas que estavam muito longe do auge – ou seja, a “velha guarda”.

Em “Old School Hollywood”, ou “Hollywood da Velha Guarda” em tradução livre, Daron Malakian cita três deles: o agente Jack Gilardi, nascido em 1930, o cantor Frankie Avalon, que é de 1940, e o ator Tony Danza, de 1951.

A música tem trechos como “Parado no sol, estou perdendo meu tempo”, “Tony Danza fura a fila” e “Jack Gilardi é arrogante”. O guitarrista chegou a dizer em entrevista à Revolver que aquela partida de baseball foi “surreal como um sonho que não é bom”:

Eu voltei pra casa e me senti tão chocado com a situação que tinha acabado de viver. Era surreal, mas era um sonho que não era bom. Foi meio sombrio. Eu não diria que foi um pesadelo, mas foi estranho. Eu tomei um banho e eventualmente peguei a guitarra, e a música surgiu de mim. Eu nem sabia o que iria surgir. É uma faixa legal, e é bem diferente do que o System costuma fazer, musicalmente.

Você pode relembrar “Old School Hollywood” ao final da matéria, agora sabendo o contexto por trás desta baita música!

System of a Down

As referências do System of a Down a Hollywood começaram no disco Toxicity (2001), cuja capa imita o famoso letreiro presente no Monte Lee.

Já a sequência Mezmerize e Hypnotize, ambos de 2005, também traz a faixa “Lost in Hollywood” e outras críticas. Vale lembrar que estes são os álbuns mais bem-sucedidos da banda de Serj Tankian – e também os últimos.

LEIA TAMBÉM: Em entrevista, Serj Tankian fala sobre quando System of a Down pode gravar um novo disco

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!