Travis Scott - UTOPIA

Desde que surgiu como um dos principais nomes do Rap moderno, Travis Scott vem despontando como um dos maiores pupilos de Kanye West. Os dois já trabalharam juntos algumas vezes — até mesmo antes de Scott efetivamente estourar como artista solo —, mas a influência de Ye nunca ficou tão clara quanto em UTOPIA.

O aguardado novo álbum de Travis chegou às plataformas digitais nesta sexta-feira (28), poucos dias após a divulgação do único single do trabalho, “K-POP”. A parceria com The Weeknd Bad Bunny já havia dado aos fãs um gosto do que vinha por aí, com Scott oferecendo experimentações sem fugir de sua sonoridade mais tradicional.

A simplicidade que Scott consegue trazer em suas músicas é admirável, e UTOPIA eleva isso a um novo patamar ao mostrar que o rapper vem tendo cada vez mais maturidade para entender o que funciona melhor a cada momento. Mais do que nunca, as músicas presentes soam como se tivessem sido pensadas em cada detalhe, desde os samples até os feats.

Continua após o vídeo

UTOPIA reúne verdadeiro time de estrelas e celebra Kanye West

Apesar do próprio Travis estar bastante presente nas produções, inclusive com diversos créditos solo ao longo do álbum, o disco conta com convidados mais do que especiais tanto nos beats quanto nas vozes. Nomes como Guy-Manuel de Homem-Christo (Daft Punk), Justin Vernon (Bon Iver) e James Blake marcam presença na lista de produtores, além do próprio Kanye West.

Entre os feats de outros rappers, o grande destaque fica pela presença de Beyoncé em “DELRESTO (ECHOES)”, um dos pontos altos do álbum. A escolha de Bad Bunny em “K-POP” também foi certeira, e The Weeknd faz bonito tanto no single quanto em “CIRCUS MAXIMUS”, outro bom momento do disco que tem 19 músicas e pouco mais de 1 hora de duração.

Continua após o vídeo

O que mais chama atenção, no entanto, é a capacidade de Travis em transformar todas as influências e lições de Kanye West em algo próprio. É quase impossível não perceber que diversas das músicas em UTOPIA lembram trabalhos como Yeezus e até outros mais recentes do polêmico rapper, mas é injusto reduzi-las a uma continuação do legado de Ye.

Scott deixa bastante claro que abraça as influências de um dos seus maiores mentores, mas consegue imprimir seu estilo único em grande parte do álbum. Nos momentos em que parece ceder mais às referências, como “CIRCUS MAXIMUS”, o faz com uma riqueza de detalhes que vai despertar um sentimento que beira a nostalgia para quem acompanhou o Rap das últimas décadas.

Continua após o vídeo

UTOPIA é o melhor disco da carreira de Travis Scott

Com tudo isso, não é exagero nenhum dizer que UTOPIA é o melhor disco da carreira de Travis Scott. Mais ainda, pode ser responsável por salvar a trajetória de um artista que vinha em baixa por conta das polêmicas do festival Astroworld, em que 25 pessoas foram hospitalizadas e 10 faleceram na plateia.

É claro que nada jamais apagará as consequências trágicas do evento em questão, mas fica a expectativa de que a maturidade sonora de UTOPIA seja o resultado de uma reflexão e maturidade do próprio Travis com relação aos comportamentos que podem ter levado ao desastre. Em “MY EYES”, o disco aborda o tema pela primeira e única vez:

  • If they just knew what Scotty would do to jump off the stage and save him a child (“Se eles soubessem o que o Scotty faria para pular do palco e salvar uma criança”)

Vale ressaltar que, ainda que nunca se tenha chegado a um consenso quanto à culpa pelo fim impensável daquela noite, Scott não foi indiciado criminalmente pela Justiça dos EUA.

Continua após o vídeo

No que diz respeito à música, entretanto, Travis segue despontando como um dos melhores rappers de sua geração e parece ter sido abraçado e apoiado por toda uma indústria, de Beyoncé a Bad Bunny, que dá seu aval para que o artista de 32 anos continue trilhando um caminho de sucesso.

Abaixo, você pode conferir os créditos completos de UTOPIA e, em seguida, ouça o álbum na íntegra.

Créditos de UTOPIA, de Travis Scott

1. “HYAENA” (prod. Travis Scott)
2. “THANK GOD” (feat. Swae Lee) (prod. Travis Scott, Kanye West, Allen Ritter, BoogzDaBeast, WondaGurl & FNZ)
3. “MODERN JAM” (feat. Teezo Touchdown) (prod. Travis Scott & Guy-Manuel de Homem-Christo)
4. “MY EYES” (feat. Bon Iver & Sampha) (prod. Travis Scott, Justin Vernon, Wheezy, WondaGurl, Vegyn & Buddy Ross)
5. “GOD’S COUNTRY” (prod. 30 Roc & Dez Wright)
6. “SIRENS” (feat. Swae Lee) (prod. Travis Scott)
7. “MELTDOWN” (feat. Drake) (prod. Coleman, BNYX, Boi-1da, Vinylz & Tay Keith)
8. “FE!N” (feat. Playboi Carti & Sheck Wes) (prod. Travis Scott)
9. “DELRESTO (ECHOES)” (feat. Beyoncé) (prod. Travis Scott)
10. “I KNOW?” (prod. Travis Scott, Coleman & OZ)
11. “TOPIA TWINS” (feat. 21 Savage & Rob49) (prod. Travis Scott, Wheezy & Cadenza)
12. “CIRCUS MAXIMUS” (feat. The Weeknd) (prod. Travis Scott & Noah Goldstein)
13. “PARASAIL” (feat. Yung Lean & Dave Chappelle) (prod. Travis Scott, Jahaan Sweet, Noah Goldstein, Buddy Ross & Vegyn)
14. “SKITZO” (feat. Young Thug) (prod. Boi-1da, Jahaan Sweet & Nik Dean)
15. “LOST FOREVER” (feat. Westside Gunn & James Blake) (prod. Travis Scott, Dom Maker, James Blake & The Alchemist)
16. “LOOOVE” (prod. Travis Scott)
17. “K-POP” (feat. The Weeknd & Bad Bunny) (prod. BNYX®, Boi-1da, Illangelo & Jahaan Sweet)
18. “TELEKINESIS” (feat. SZA & Future) (prod. Travis Scott & BoogzDaBeast)
19. “TIL FURTHER NOTICE” (feat. 21 Savage & James Blake) (prod. Metro Boomin & James Blake)

Travis Scott – UTOPIA

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!

REVIEW GERAL
Nota:
8.5
travis-scott-utopia-resenhaDesde que surgiu como um dos principais nomes do Rap moderno, Travis Scott vem despontando como um dos maiores pupilos de Kanye West. Os dois já trabalharam juntos algumas vezes — até mesmo antes de Scott efetivamente estourar como artista solo —, mas a influência de Ye...