Travis Scott lança clipe de
Reprodução/YouTube

Travis Scott está trabalhando na divulgação do seu novo disco UTOPIA e, como parte do projeto, liberou na semana passada o clipe da faixa “SIRENS”.

Apesar de não ter sido anunciado pelo rapper, o vídeo que acompanha a faixa com a participação de Swae Lee tem cenas possivelmente inspiradas no curta-metragem Castells, do cineasta brasileiro Pedro de la Fuente.

A obra lançada em 2018 pelo diretor brasileiro retrata o Castells, prática cultural tradicional catalã que consiste em fazer construções humanas que se assemelham a castelos. O filme foi produzido entre várias viagens à Catalunha no ano de 2018, a partir de uma mistura de amor e curiosidade pela tradição centenária.

Além de capturar a essência da tradição, o curta de Pedro de la Fuente mergulha nas complexidades e na importância das torres para a comunidade. A prática une todas as faixas etárias e gêneros, com mais de mil pessoas colaborando para erguê-las.

Os Castellers se reúnem de 2 a 3 vezes por semana, estreitando laços, compartilhando momentos e construindo não apenas torres, mas também conexões profundas.

Obra de cineasta brasileiro pode ter inspirado clipe de Travis Scott

Um comunicado à imprensa informa que, em Abril deste ano, um renomado diretor de videoclipes entrou em contato com o cineasta brasileiro expressando interesse em licenciar imagens do documentário para um projeto associado a Travis Scott.

Segundo o diretor, a inspiração para o projeto havia partido do próprio Travis, que desejava retratar a prática das torres humanas em sua arte. Porém, uma mudança na direção criativa encerrou de forma prematura as negociações do projeto, mesmo após o material referente ao filme ter sido disponibilizado para a equipe do rapper.

No último dia 15 de Agosto, Pedro foi surpreendido com o clipe da nova música de Scott, “SIRENS”, em que o astro assume o papel de um casteller. Com ângulos e abordagens narrativas semelhantes às do curta-metragem do brasileiro, fica bastante nítida a inspiração.

Sobre o clipe, Pedro disse em nota:

No mundo das artes sempre haverá referência e inspiração. Por um lado fiquei com a sensação de que poderiam ter me chamado para fazer o clipe; por outro, me sinto orgulhoso em ter sido fonte de inspiração para o artista.

Após nove dias de seu lançamento, o clipe de “SIRENS” já atingiu 5 milhões de visualizações. Você pode conferir o vídeo no player abaixo e assistir ao curta Castells clicando aqui ou após o clipe.

Travis Scott e UTOPIA

Com seu novo disco UTOPIA, que descrevemos em nossa resenha como o melhor da carreira de Travis Scott, o rapper entrou para a história da Billboard Hot 100 superando lendas como Elvis Presley, Jay-Z e Eminem. Saiba mais aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!