Pitty no Festival de Inverno 2023
Crédito: Amanda Melo

O Festival de Inverno está de volta e apresentou shows de artistas e bandas brasileiras de diferentes gêneros musicais em seu primeiro final de semana.

O evento carioca realizado na Marina da Glória começou na última sexta-feira (14) e recebeu as apresentações de Duda Beat, que abriu a programação, Maria Bethânia e Pitty.

A previsão do tempo era de chuva mas a noite foi de céu aberto, coroando a performance de três artistas da maior importância no cenário da música atual. Às 20h, Duda subiu ao palco quando o público já estava em grande parte dentro do local.

No repertório, a cantora pernambucana colocou todo mundo para dançar ao som de sucessos como “Bixinho”, faixa presente no álbum Sinto Muito (2018), e “Chapadinha”, canção que faz parte do disco homônimo lançado em 2019, além de convidar a plateia para cantar junto na balada “Tangerina”, feita em parceria com Tiago Iorc.

Pouco depois, às 23h, foi a vez de Maria Bethânia mostrar todo seu talento para os fãs que esperavam pela veterana artista com muita expectativa. Com sua voz cristalina, a intérprete de 77 anos encantou a todos com belas interpretações para clássicos da MPB, como “Sangrando”, de Luiz Gonzaga e Gonzaguinha, “Gostoso Demais”, de Dominguinhos, “Fera Ferida”, de Roberto Carlos, e “Amor de Índio”, canção também bastante conhecida na voz de Milton Nascimento.

A reta final da apresentação, Bethânia, que tinha Lanlan na percussão, dedicou ao Samba e fez o público soltar a voz com clássicos do gênero como “Reconvexo” e “Tá Escrito”, do Grupo Revelação, além de uma emocionante interpretação para “Cálice”, de Chico Buarque.

Programada para se apresentar à 1h, Pitty teve um problema no voo de Macapá para o Rio de Janeiro e o show atrasou quase duas horas. Enquanto a cantora e sua banda não chegavam na Marina, a organização estendeu o set da DJ Carol Emmerick, que foi ganhando cada vez mais tempo.

Por volta de 2h30, a plateia, que já estava bastante reduzida, começou a ficar irritada e as vaias passaram ser recorrentes. Pouco antes das 3h, Pitty surgiu no palco para apresentar na íntegra o disco de estreia Admirável Chip Novo (2003), que completa 20 anos em 2023.

Seguindo a ordem das faixas que aparecem no aclamado álbum, a banda tocou “Teto de Vidro”, fazendo os fãs rapidamente esquecerem a impaciência com o atraso. Na sequência, vieram a música que dá nome ao trabalho de estúdio, “Máscara” e “Equalize”, deixando o público ainda mais entregue.

A parte dedicada ao disco foi encerrada com “I Wanna Be” e “Semana Que Vem”, canções que fecham Admirável Chip Novo. Em seguida, Pitty explicou que precisou cortar o segundo ato do show por conta das circunstâncias indesejadas e pulou para o trecho derradeiro.

A cantora baiana apresentou “Memórias” e “Na Sua Estante”, hits que integram o disco Anacrônico (2005), e “Me Adora”, canção que está no álbum Chiaroscuro (2009). Os fãs podem ter ficado frustrados pelo infortúnio a que todos precisaram lidar, mas a banda entregou tudo o que podia para sorte de quem insistiu em esperar.

Confira fotos da sexta-feira e o serviço do segundo final de semana do Festival de Inverno ao final da matéria!

Festival de Inverno

No sábado (15), se apresentaram no evento Samuel Rosa, Os Paralamas do Sucesso e Nando Reis. Já no domingo (16), quem subiu ao palco foi Pedro Sampaio, Ferrugem e Alexandre Pires.

Nos dias 21, 22 e 23 de Julho, o Festival de Inverno segue com apresentações de Armandinho, Criolo, Marcelo Falcão, Bala Desejo, Seu Jorge, Natiruts, Diogo Nogueira, Xande de Pilares e Belo.

Os ingressos estão à venda no site Ingresse e o evento conta com transmissão ao vivo pelo Canal Brasil. Vale lembrar que a Campanha do Agasalho está participando do festival e quem doar um agasalho paga meia-entrada.

LEIA TAMBÉM: Festival Assad enaltece as mulheres na música instrumental em sua edição 2023; veja programação

SERVIÇO FESTIVAL DE INVERNO:
MARINA DA GLÓRIA – Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória
Data: Sextas, sábados e domingos, até 23 de julho
Classificação: 18 anos
Ingressos: Site Ingresse. Os preços e disponibilidade dos ingressos variam de acordo com o lote. Setores: Pista; Pista Premium; Lounge.
Classificação: 18 anos

21 de julho (sexta-feira) – Armandinho (21h); Criolo (23h); Marcelo Falcão (1h). DJ Carol Emmerick (Intervalos).
22 de julho (sábado) – Bala Desejo (19h); Seu Jorge (21h); Natiruts (23h). DJ Zedoque
(Intervalos).
23 de julho (domingo) – Diogo Nogueira (17h); Xande de Pilares (19h); Belo (21h). DJ Nicole Nandes (Intervalos).

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!